Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRADIÇÃO E FÉ

‘Investir na Festa de São Tiago é respeitar quem ajudou a construir a identidade cultural do Amapá’, avalia secretária de Cultura

Clícia Di Miceli fez um balanço da festividade de Mazagão Velho que completou 247 anos, com programação apoiada pelo Governo do Estado.

Por Gabriel Penha
31/07/2024 06h30

Secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli durante a Festa de São Tiago 2024

"Investir na Festa de São Tiago é respeitar a tradição de um povo que ajudou a construir a identidade cultural desse estado. O Governo do Amapá procura fortalecer essa identidade, por meio de várias vertentes", destacou a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, ao avaliar as celebrações dos 247 anos da Festa de São Tiago

Trazida da África no século 18, a festa remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.

O investimento do poder público é fundamental para manter a grandiosidade da festividade. A gestora lembrou que, pelo segundo ano consecutivo, o governador Clécio Luís determinou a mudança da sede administrativa para Mazagão Velho, demonstrando a importância da tradição.

Governador Clécio Luís mudou sede administrativa do Governo para o Palácio Rio Mutuacá, em Mazagão Velho

O apoio do Governo do Amapá garantiu desde o translado das imagens de São Tiago e São Jorge para Macapá, até a festa das crianças, que encerrou a programação no último domingo, 28.

A festa é organizada pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago, com apoio da Prefeitura de Mazagão, e para a realização, uma grande frente de trabalho envolveu várias secretarias e órgãos de governo, que garantiu estruturas de som palco, sonorização, iluminação, arquibancadas, grades de contenção e cachês das atrações.

"Não é só uma festa para comunidade ou para o Amapá, mas sim para o Brasil, para a qual não só entregamos o recurso, mas ajudamos a construir e melhorar, a cada ano", pontuou Clícia.

Secretária Clícia destacou o apoio do Governo do Amapá pelo segundo ano consecutivo ao São Tiago das CriançasFOTOS: missa celebra a fé do povo de Mazagão Velho no Dia de São Tiago

Festa exclusiva para as crianças

A secretária Clícia reiterou o olhar especial que pelo segundo ano foi dado à Festa de São Tiago das crianças. Ela destacou a aquisição das indumentárias, cavalinhos de miriti e máscaras, assim como acontece com a programação dos adultos.

“Com muita satisfação e senso de responsabilidade o Governo do Estado abraçou a festa das crianças. Escutamos da comunidade que depois do dia 25, as estruturas eram desmontadas e a festividade dos pequenos ficava sem apoio. Entendemos que essa festa é tão importante quanto a dos adultos, pois um dia elas vão garantir a manutenção da tradição", ressaltou a secretária.

A Festa de São Tiago também conta com as figuras de São Tiago, São Jorge, Atalaia, Menino Caldeirinha e os mouros e cristãos. Elas encenam os episódios "montadas" em cavalinhos de miriti e enfeitados com papel de seda, confeccionados especialmente para os pequenos "cavaleiros".

São Tiago das Crianças ajuda a manter tradição

Governo presente

Para apoiar a programação, o Governo garantiu esquema de segurança, com aumento em 44% do efetivo da Polícia Militar e do Bombeiro Militar; e com a Operação Lei Seca, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Foram disponibilizados ainda 10 ônibus gratuitos da linha intermunicipal da região metropolitana Macapá/Santana/Mazagão, durante 6 dias, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e os concessionários das linhas Viação Macapá e Turismo e Viação Lira de Ouro. 

Além disso, a Agência de Fomento do Amapá (Afap) liberou linhas de créditos para financiar empreendedores e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), aplicou pesquisa de Faturamento e Ocupações Temporárias entre os empreendedores populares, artesãos e trabalhadores manuais que trabalharam na festa, para mensurar quanto estes três segmentos movimentaram em vendas.

Também foi feito o acompanhamento dos cavalos que integram a encenação, por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro). A Setrap intensificou os serviços de manutenção asfáltica, roçagem e retirada de entulhos nas margens das rodovias AP-010 e AP-020, que dão acesso ao distrito de Mazagão Velho.

Procissão da Festa de São Tiago

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!