Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADES

Governo do Amapá firma parceria entre instituições para inserir jovens socioeducandos no mercado de trabalho

Adolescentes que integram os núcleos de medida socioeducativa da Fcria serão inseridos no eixo Jovem Cidadão do Novo Amapá Jovem.

Por Alexandra Flexa
01/08/2024 17h01

Fundação da Criança e do AdolescenteComo parte das políticas públicas de inserção de jovens no mercado de trabalho, o Governo do Amapá deliberou tratativas para que adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) possam participar do Novo Amapá Jovem. 

A ação é fruto de um Acordo de Cooperação entre a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv) e a Fcria, para que os jovens possam participar do eixo Cidadão do programa. A iniciativa trabalha a ressocialização e a inclusão social, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Totalmente reformulado, o Novo Amapá Jovem promove a inclusão e desenvolvimento social para jovens de 15 a 29 anos. Com o acordo, adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas, penas restritivas de liberdade ou pós-medidas receberão incentivo à permanência na escola e para a profissionalização.

“Nós vamos atender os nossos adolescentes com o apoio do Amapá Jovem. É um grande passo para a ressocialização destes jovens que voltam os seus olhos para um futuro novo e graças a esse termo tudo isso será possível”, enfatizou o diretor-presidente da Fcria, Luís Eduardo.Secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno e o diretor-presidente da Fcria, Luís EduardoO acordo também permite, com a reinserção, a redução da reincidência de atos infracionais. A Fcria será responsável pelo acompanhamento com os psicólogos, as atividades sociais e fará o encaminhamento de uma relação nominal contendo os nomes que serão inclusos no programa para a Sejuv que, em contrapartida, vai disponibilizar a bolsa.

“Inseridos no programa, os adolescentes terão a oportunidade de receber uma bolsa para contribuir nas despesas, passarão por cursos de qualificação profissional, palestras, oficinas e outros tipos de atividade que vão agregar em seu desenvolvimento para que ele possa vislumbrar um futuro promissor”, explicou a secretária de Estado da Juventude, Priscila Magno.

Jovens terão oportunidade de profissionalização para o mercado de trabalhoNovo Amapá Jovem

O Amapá Jovem atua como uma ferramenta de oportunidades em diferentes eixos, destinados ao público que vive em situação de vulnerabilidade social. A estratégia envolve o acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, buscando reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental dos participantes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!