53ª Expofeira: Governo do Amapá orienta empreendedores populares sobre a inscrição para uso de espaços
Primeiro passo é acessar os editais de Chamamento Público e ler os pré-requisitos. O prazo para se inscrever encerra em 5 de agosto.
O Governo do Estado montou um passo a passo para tirar dúvidas de quem deseja concorrer a uma das 638 vagas para empreendedor popular, disponíveis na 53ª Expofeira do Amapá. Candidatos podem verificar como acessar o edital, fazer a inscrição, reunir a documentação exigida e demais critérios da seleção.
As inscrições são pela internet e encerram em 5 de agosto pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete). São 11 grandes espaços para empreendedores populares na 53ª Expofeira, que será realizada de 29 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Para se inscrever, o primeiro ponto é acessar o edital e identificar qual área corresponde a atividade ou serviço deseja se inscrever. Depois, o candidato deve clicar no link para inscrição, preencher o formulário e anexar os documentos digitalizados exigidos no formato PDF.
O cadastro pede a identidade (frente e verso), CPF ou documento oficial que os substitua, comprovante de residência recente (dos três últimos meses), documentos que comprovem os itens de avaliação especificados no edital e fotos da atividade empreendedora ao qual pleiteia a vaga.
Na Central da Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, uma equipe da Sete está a postos para dar toda a orientação necessária, inclusive com explicações do mapa com os espaços destinados a este segmento. O atendimento é segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A Luzirene da Silva Nonato, 54 anos, é cadastrada como empreendedora popular e vai se inscrever para vender comidas típicas. A moradora do bairro Piçarreira, em Santana, quer primeiro analisar atentamente o edital para realizar inscrição.
“Vou para a frente do computador me inscrever. É a primeira vez que vou tentar participar da Expofeira. Estou ansiosa e ao mesmo tempo na expectativa de poder vender meus alimentos e faturar uma boa grana”, comentou Luzirene.
A avaliação levará em consideração se a atividade empreendedora é a principal fonte de renda familiar, se o empreendedor tem condições técnicas para comercializar seus produtos no evento, tempo de funcionamento da atividade, participação em capacitações voltada para a atividade empreendedora, se é morador de bairros do entorno do Parque de Exposições da Fazendinha e se utiliza maquineta de cartão de crédito, débito e Pix na comercialização dos seus produtos.
“Todas as informações preenchidas e documentos anexados no ato da inscrição online serão analisadas e avaliadas por uma comissão, seguindo os critérios de pontuações estabelecidas no edital. Então, mais uma vez, a gente orienta as pessoas a se atentarem ao edital e realizar a inscrição de forma segura”, informou o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
Pelo edital, o Governo do Amapá garantiu 11 grandes espaços, cada um com determinados tipos de atividades econômicas. São 3 áreas para empreendedor, com 43 vagas para bebidas, bombons e cigarros, um espaço do empreendedor com 21 locais para adornos, acessórios e vestuário, decorativos e utilitários, lembranças e souvenirs, perfumaria e cosméticos, brinquedos e outros produtos populares.
Há também duas praças de alimentação com 88 setores para comidas típicas, chapas, lanches, hambúrgueres, pizzas e outros serviços. Nos espaços do empreendedor arena há 70 vagas para quem deseja comercializar bebidas, cigarros, bombons, algodão-doce, maçã do amor, churros, pipoca, sorvete e outros serviços de guloseimas. Em outras duas praças de alimentação, são 170 áreas para a venda de comidas típicas, chapas, lanches, hambúrgueres, pizzas e outros serviços de alimentação.
O maior número de pontos são para o shopping popular com 185 ao todo. No espaço jogos e diversão, são 21 para os tradicionais "acerta ao alvo", "touro mecânico", cama elástica entre outros. O espaço para os infláveis conta com 4 posições e ainda há 36 pontos para empreendedores circulantes.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!