'Todos nós merecemos respeito', diz artesã durante programação da 'Quarta Lilás'
Lúcia Nery, de 56 anos, foi uma das empreendedoras na Feira das Manas; evento integra a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+.
Lúcia, que é casada e mãe de três filhos, viu no artesanato a oportunidade de mudar de vida
Celebrar a diversidade, aproveitar uma boa música e mostrar o próprio trabalho, esses foram alguns dos motivos que incentivaram a artesã, Lúcia Nery, de 56 anos, a participar da Feira das Manas, na quarta-feira, 31, durante a programação da "Quarta Lilás", que integra as celebrações do mês da diversidade no Amapá.
Lúcia, que é casada e mãe de três filhos, viu no artesanato a oportunidade de mudar de vida. E foi com os convites para as feiras e exposições, que ela conseguiu visibilidade e está há 14 anos no mercado.
"Eu sou artesã, trabalho com a manualidade ou artesanato em tecido e fui convidada para participar da 'Quarta Lilás', um evento do qual eu gosto muito porque é um leque de conhecimento, e de vendas. É uma oportunidade de adquirir uma renda extra para os empreendedores”, comemorou Lúcia.
Artesã Lúcia Nery trabalha há 14 anos nas feiras do estado
O maior desafio da artesã foi o nascimento do caçula, Otávio, que hoje tem 7 anos, uma gestação de risco, no início da menopausa. E foi inspirada nele, que é uma criança autista, que o trabalho de Lúcia ganhou um sentido ainda mais especial.
“O meu foco é autismo, pelo Otávio. Sempre gostei de costurar, então antes eu fazia guardanapos, depois de um tempo as vendas caíram e fui para o artesanato infantil. E a renda desses produtos me ajuda a manter o tratamento dele. Mudei meus produtos por ele. Hoje, além dos guardanapos, faço brinquedos para crianças autistas", explicou a artesã, emocionada.
Artesã produz brinquedos para crianças autistas
Lúcia também reforçou a importância de eventos como o "Quarta Lilás" para o combate à violência contra as mulheres LBTI. Ela lembrou ainda, que o apoio das famílias é fundamental para este público.
"Na minha família tenho cinco sobrinhos que fazem parte da comunidade LGBT e sempre conversamos em casa que o acolhimento é a melhor saída. Não temos preconceito e não deveria ter em lugar algum. As pessoas precisam entender que hoje nós estamos em uma era evoluída, temos conhecimento, e somos seres humanos. Independente da orientação, nós merecemos respeito", finalizou a artesã.
24ª Parada LGBTQIAPN+
Com apoio do Governo do Estado, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, está sendo realizada a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. Com o tema “Seu Voto. Nosso Futuro”, os eventos contarão com shows nacionais das artistas Karol Conká e Lia Clark, feira de empreendedorismo e atrações locais.
Confira a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Quinta-feira, 1º
- Parada Preta e Feira da Diversidade
Hora: 17h
Local: Complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Sexta-feira, 2
- Marcha das Mulheres LBTI+
Hora: 16h30
Local: concentração na Praça da Bandeira e segue até o Complexo da Diversidade - Sexta da Diversidade e Feira da Diversidade
Hora: 17h
Local: complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Sábado, 3
- TransFest
Hora: 17h
Local: Complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Domingo, 4
- 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Hora: 15h
Local: concentração Complexo do Araxá - Shows nacionais de Lia Clark e Karol Conká
Hora: após a 24ª Parada do Orgulho
Local: Palco da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto
Programação faz parte da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!