Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Governo do Amapá já distribuiu mais 43 mil doses de vacina contra dengue para os 16 municípios do estado

Previsão é receber mais 7 mil doses; imunização segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Por Mônica Silva
01/08/2024 14h08

Municípios seguem com a ação nas salas de vacina, atendendo o público já imunizado com a D-1Até a última quarta-feira, 31 de julho, o Governo do Amapá havia recebido do Ministério da Saúde (MS) e distribuído para os 16 municípios, 43.673 doses da vacina contra a dengue. Desse total, foram aplicadas mais de 21 mil doses. A previsão é que até a segunda semana de agosto, o estado receba mais 7 mil doses.

O Governo do Amapá monitora o cenário epidemiológico e alerta sobre a doença. De 1º de janeiro até 22 de julho, foram registrados 7.484 casos prováveis de dengue. Os municípios seguem com a ação nas salas de vacina, atendendo o público já imunizado com a D-1.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) reforça a recomendação aos municípios de que sejam disponibilizadas as doses e traçadas estratégias para alcançar o maior número de crianças e adolescentes imunizadas.

"Em casos nos quais a criança ou o adolescente tenham sido diagnosticados com a doença, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal”, pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Imunização segue nas salas de vacina, de acordo com o horário estabelecido por cada município

De acordo com dados da SVS, Macapá recebeu 10.267 doses e aplicou 8.813 vacinas; Santana recebeu 2.424 vacinas e aplicou 1.892 doses. Para o município de Laranjal do Jari foram enviadas 942 doses e 542 foram aplicadas. A campanha segue nas salas de vacina, de acordo com o horário estabelecido por cada município.

A SVS reforça que as ações coletivas e os cuidados individuais devem continuar, pois são as melhores formas de prevenção, como a limpeza das vasilhas de água dos animais e vasos de plantas evitando o acúmulo de água, o armazenamento de pneus e garrafas em locais cobertos, bem como a limpeza das caixas d’água. 

Aproximadamente 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas. A recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas procurem um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas, como febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e nas articulações.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!