Universidade do Estado do Amapá abre inscrições para programa de auxílio para alunos-atletas
Proi-Esporte oferece 35 vagas com auxílio mensal de R$ 700 para os estudantes selecionados.
Vagas também são destinadas aos esportes paralímpicosEm meio ao “clima” dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) abriu as inscrições para 35 vagas no Programa de Incentivo ao Esporte (Proi-Esporte) nesta sexta-feira, 2. O auxílio financeiro visa custear necessidades de alunos-atletas da instituição, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para concorrer ao benefício, os estudantes devem preencher o formulário disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Ueap (Sigaa) até 11 de agosto, conforme previsto no edital. O programa objetiva cobrir despesas com material esportivo, inscrições em competições, deslocamento, alimentação, treinamentos e eventos esportivos.
São diversas modalidades para 35 vagasA caloura do curso de Tecnologia em Design, Débora Góes, é praticante de xadrez e já chegou até a participar de competições durante o ensino médio. Agora que está no ensino superior, Débora pretende seguir competindo, desta vez, representando a Ueap.
“Vou iniciar minha trajetória na seletiva estadual do Jubs (Jogos Universitários), e essa ajuda pode ser muito bem-vinda, o auxílio iria me ajudar a cobrir despesas de participação em torneios e quem sabe até mesmo a comprar um tabuleiro de xadrez para mim”, destacou a aluna-atleta.
Débora participa de competições de xadrez desde o ensino médioA iniciativa disponibiliza um total de 35 vagas para os discentes aprovados no processo seletivo, que receberão um auxílio mensal no valor de R$ 700 ao longo de sete meses, período de vigência do programa. O pagamento será feito individualmente, em conta-corrente nominal do beneficiário, com recursos oriundos de orçamento específico para o programa.
“É uma forma que a instituição encontra de dizer aos nossos acadêmicos que fortalecemos e entendemos o esporte como uma frente funcional de inclusão e de inserção deles. Ações como essa são importantes para se trabalhar o psicossocial, a saúde, possibilitar competições e diálogos interinstitucionais”, reforçou a pró-reitora de Extensão da Ueap, Kelly Gomes.
Poderão ser contemplados alunos praticantes de modalidades individuais como atletismo, badminton, judô, jiu-jitsu, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, wrestling, xadrez, breaking, cross training, surfe e skate. Além das modalidades coletivas basquete 5x5, 3x3, futsal, beach soccer, Fut 7, Futebol X2, vôlei de quadra e de praia, e também esportes paraolímpicos, em geral.O programa de incentivo tem vigência de sete meses
Avaliação e resultado
Após o encerramento do período de inscrições e entrega de documentos dos candidatos, serão realizadas as homologações das inscrições e avaliação da situação acadêmica e posteriormente a avaliação esportiva e socioeconômica dos alunos-atletas. O resultado final do processo seletivo é previsto para 28 de agosto.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!