Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hemoap recebe doações de sangue durante ponto facultativo

Instituto corria risco de ficar sem plaquetas caso não abrisse nesta terça-feira

Por Redação
01/11/2016 12h50

Em média, são realizadas 70 doações por dia e uma bolsa de 450ml de sangue coletado é capaz de ajudar até quatro pessoas

Durante a manhã desta terça-feira, 1, ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), abriu para recebeu doações de sangue e manter o estoque durante o feriado.

“Durante esses feriados prolongados o nosso estoque cai e há necessidade de mantermos o estoque. Nós também precisamos manter a reposição de plaquetas, que são usadas, principalmente, nos quadros hemorrágicos. Apesar de a demanda não ser tão grande como nos dias comuns, nós precisamos estar em funcionamento para atender os que vierem”, ressaltou Sávio Guerreiro, diretor do Hemoap.

O Instituto é responsável pela captação, armazenamento e distribuição do sangue para os pacientes das unidades hospitalares públicas e privadas do Estado. Cerca de 80% da demanda arrecadada no Hemoap é destinada ao Hospital de Emergência, por ser a porta de entrada para praticamente todas as intercorrências de urgência.

Em média, são realizadas 70 doações por dia e uma bolsa de 450ml de sangue coletado é capaz de ajudar até quatro pessoas. Os tipos de sangue mais necessários são o O+, por ser o mais comum e o O-, por ser universal.

Para o policial militar Marcos Aurélio, esse ato solidário é muito importante. “Sou doador desde 2013. Acho importante porque hoje são outras pessoas que precisam, mas amanhã pode ser eu”, pontuou.

Quem pode doar sangue e plaquetas

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos de idade, pode doar sangue. Menores de 18 anos, com autorização dos responsáveis e maiores de 70, se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar por um período, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres até três. Já as plaquetas podem ser doadas até 24 vezes por ano.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!