Governo do Amapá inicia campanha de atualização cadastral de rebanhos do estado
Serviço é obrigatório para todos os criadores rurais e ajuda o status de 'Livre de Aftosa sem Vacinação'.
Campanha de atualização cadastral do rebanho é anual
O Governo do Amapá iniciou a Campanha de Atualização Cadastral dos Rebanhos, voltada para produtores rurais de todo o estado. Essa é uma das exigências para que o Amapá mantenha o status de “Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”. O trabalho é coordenado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) e segue até 30 de novembro.
O objetivo é fortalecer a base de dados cadastrais de todo rebanho amapaense, tornando o serviço da Diagro mais ágil e eficiente. A atualização anual é obrigatória e o produtor que não realizar o processo, ficará impedido de movimentar o rebanho.
“É fundamental as informações dos produtores, que devem comparecer aos nossos escritórios e assim evitar a aplicação das sanções previstas na legislação. Quem participa, contribui para o fortalecimento da pecuária, bem como, colabora para a continuidade do status de livre de febre aftosa sem vacinação", destacou a gerente do Núcleo de Defesa Animal da Diagro, Daniella Rodrigues.
Objetivo é fortalecer a base de dados cadastrais de todo rebanho amapaense
Com o status de livre de febre aftosa sem vacinação, agora, as campanhas no Amapá foram substituídas pela atualização cadastral dos rebanhos. Esta é uma medida fundamental para o monitoramento sanitário, garantindo a saúde dos animais e protegendo a indústria agropecuária.
Além de bois e búfalos, produtores de outras espécies, como cavalos, jumentos, mulas, ovelhas, cabras, porcos, abelhas, peixes, galinhas, patos e outras aves, também devem atualizar suas informações na Diagro.
Além de bois e búfalos, o cadastro vale para cavalos, jumentos, mulas e outras espécies de animais
Saiba como atualizar o cadastro
O produtor rural deve procurar o escritório da Diagro no município onde está a propriedade rural, e informar a quantidade de animais de todas as espécies existentes, de acordo com a faixa etária e sexo. Além de atualizar os dados pessoais do produtor e da propriedade rural.
Será considerada inadimplente, a propriedade rural que não atualizar os quantitativos de todos os animais. O trânsito dos rebanhos será suspenso até a regularização, inclusive para a finalidade de abate.
Produtor precisa informar a quantidade de animais de cada rebanho
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!