Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARADA LGBTQIAPN+

‘Ocupar esse espaço da arte e cultura com pessoas trans também é especial’, diz jovem ao participar da TransFest

Camilo Campos, prestigiou com a mãe, a primeira edição do evento sobre vivência trans e travesti, promovida pelo Governo do Amapá.

Por Vanessa Albino
04/08/2024 11h01

Neide Campos, mãe de Camilo, uma pessoa não-binária, celebrou a realização do eventoNeide Campos, mãe de Camilo, uma pessoa não-binária, celebrou a realização do eventoCom apoio do Governo do Amapá, e dando continuidade a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, na noite deste sábado, 3, em frente à Casa do Artesão, aconteceu a primeira "TransFest", com objetivo de mostrar as vivências trans e travesti e sua invisibilidade na sociedade.

O evento contou com exposição de arte, apresentações culturais, de capoeira, DJs e artistas locais, trans e travestis, com trabalhos autorais, de dança, poesia e canto, que animaram o público presente para prestigiar o Palco da Diversidade.

 TrnsFest reuniu artistas amapaenses da cultura e da música TrnsFest reuniu artistas amapaenses da cultura e da música

O momento foi celebrado por Camilo Campos, uma pessoa não-binária, que participou da programação da TransFest. "Ocupar esse espaço da arte e cultura com pessoas trans também é especial", destacou o jovem.

Neide Campos, mãe de Camilo, acompanhou o evento com entusiasmo e reforçou a importância de iniciativas que destaquem a vivência trans, dando visibilidade e combatendo a discriminação.

 “Viemos prestigiar a exposição de arte, que tem uma obra com os olhos de Camilo, e a apresentação da Margot. Lindo o evento, muito feliz de ver isso, a valorização de artistas trans amapaenses”, comentou a mãe.

Artistas trans e travestis se apresentaram no palco da diversidade Artistas trans e travestis se apresentaram no palco da diversidade 

Sendo uma das artistas que se apresentou na TransFest , Margot Inajosa, comemorou a realização da primeira edição e a alegria de fazer parte de algo tão importante, significativo e que reflete quem ela é.

“Espero que o evento continue por muitos e muitos anos, temos que comemorar essa conquista. Dei o meu melhor nesse palco, pois é aqui que estamos vendo em cada pessoa envolvida a vivência trans”, contou Margot.

Margot Inajosa se apresentou com seu trabalho autoral na TransFestMargot Inajosa se apresentou com seu trabalho autoral na TransFest

Em mais um evento da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, a Feira da Diversidade também reuniu empreendedores envolvidos na causa. Ana Castro participa pelo segundo ano do evento, e comemora a existência da programação.

“Uma noite maravilhosa, meu segundo ano fazendo parte de uma causa tão importante, combatendo a transfobia, todos os preconceitos, além de também empreender, muito grata mesmo”, reforçou a empreendedora.

Ana Castro participou pelo segundo ano da Feira da Diversidade Ana Castro participou pelo segundo ano da Feira da Diversidade

Comandando a apresentação do evento, Céu Leehí, integrante da Comissão Especial de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da população LGBTQIA+ do Governo do Amapá, reforçou que a primeira edição da TransFest é histórica, como a parceria do Estado para realização e ampliação da Parada.

“Pela primeira vez, todos os artistas do palco foram pessoas trans e travestis, dando visibilidade, protagonismo, para esses artistas e é um compromisso do governo, uma luta do movimento social e é uma alegria imensa para toda a população, perceber que nós trans e travesti somos capazes de fazer arte, de dar alegria, de espalhar amor e de brilhar também”, concluiu.

Céu Leehí comemora a primeira edição do evento.Céu Leehí comemora a primeira edição do evento.

Programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+:

Domingo, 4
24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
Hora: 15h (concentração)
Local: Complexo do Araxá, saída às 16h30

Shows nacionais de Lia Clark e Karol Conká
Hora: após o fim da 24ª Parada do Orgulho
Local: Palco da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na orla de Macapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura