24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ atrai multidões e celebra a diversidade pelas ruas de Macapá
Com o tema "Seu voto. Nosso futuro", o evento reforçou a luta pela igualdade, liberdade e respeito.
Marcha provocou reflexão sobre a representação política para o futuro da populaçãoA 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ percorreu a orla do rio Amazonas, em Macapá, no domingo, 4, com apoio do Governo do Estado, reunindo milhares de pessoas em defesa aos direitos e visibilidade da comunidade.
FOTOS: confira como foi a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Macapá
Com o tema "Seu voto. Nosso futuro", a marcha provocou reflexão sobre a representação política para o futuro da população e destacou a importância da união e solidariedade entre as diferentes identidades e orientações sexuais.
O presidente da Comissão de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos do Amapá, André Lopes, destacou que o evento é um processo de empoderamento e com muitos significados para a comunidade.
"Estamos aqui para lutar pela liberdade e pela garantia dos direitos dessa população, sempre pensando em uma sociedade mais justa e igualitária para todos", enfatizou Lopes.
Presidente da Comissão de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos do Amapá, André LopesA Parada tem o objetivo de dar voz aos pedidos de igualdade, liberdade e respeito, além de marcar a luta contra a discriminação e o preconceito, sendo uma das manifestações mais importantes sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+.
A secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira, pontuou que o Governo do Estado tem atuado em conjunto com líderes da comunidade, agregando mais responsabilidades e atuando para o fortalecimento de causas que pautem os direitos da população.
"Quando falamos em minoria, não estamos falando em quantidade, mas sim de direitos, então é papel do Estado atuar de forma ativa para que a população LGBTQIAPN+ seja ouvida e assistida pelo poder público. São forças somadas por uma história de muita resistência e luta", esclareceu a secretária.
Secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira, acompanhou todo o percurso da ParadaO técnico em enfermagem, Fernando Dantas, revelou que participa da marcha do orgulho há mais de três anos e, em todas as edições, celebra as mais variadas formas de amor.
"É uma honra participar de mais um ano da Parada e me sentir livre. Esse deve ser o sentimento de muitos que estão aqui hoje. Que o poder público olhe mais por nós e continue lado a lado fortalecendo nossa luta", celebrou Dantas.
Técnico em enfermagem, Fernando DantasO evento contou com atrações nacionais como as cantoras Karol Conká e Lia Clark, além de performances de artistas locais do cenário musical LGBTQIAPN+ no Palco da Diversidade, em frente à Casa do Artesão. A Parada também contou com uma feira de empreendedorismo e incentivo por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Rodolfo Vale.
Programação diversificada
Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ contou eventos para diversos públicos com a Marcha das Mulheres LBTI+, Parada Preta e a TransFest.
No Complexo da Diversidade, montado em frente à Casa do Artesão, shows nacionais das artistas Karol Conká e Lia Clark, feira de empreendedorismo, atrações locais atraíram o público após a tradicional marcha na orla da capital.
Karol Conká foi uma das apresentações nacionais neste ano
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!