'Me sinto livre para ser quem realmente sou', celebra participante da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, em Macapá
Evento contou com apoio do Governo do Estado e reuniu milhares de pessoas para celebrar a resistência e a diversidade.
Dançarino Ramon MendonçaA 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ reuniu milhares de pessoas na luta contra o preconceito e discriminação, reforçando o debate sobre igualdade, liberdade e respeito. Com apoio do Governo do Amapá, o tema foi "Seu voto. Nosso futuro", que acentuou a necessidade de ampliar discussões sobre a representatividade política da comunidade.
FOTOS: confira como foi a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ em Macapá
O dançarino Ramon Mendonça participou da programação e pontuou que cotidianamente sente medo da violência pelo simples fato de existir, mas que na Parada ele consegue a motivação para ser ele mesmo, sem discriminação de quem está ao lado.
"Me sinto livre e bem para ser quem sou, sem olhares de julgamento e medo de existir. Nossa vida já é um desafio, e ter um movimento tão forte como esse, mostrando nossa essência, é fundamental para todos nós", reafirmou Mendonça.
O presidente da ONG Pró Vida Amapá, Miqueias Mendes, que desenvolve projetos voltados a comunidade LGBTQIAPN+, reforçou que a marcha simboliza a resistência diária de toda uma população.
"Os investimentos e apoios para eventos da nossa comunidade são de extrema importância para o fortalecimento da nossa luta. Não estamos buscando privilégios, mas sim buscando garantir a nossa existência, sem medo. Nós existimos e estamos presentes na sociedade", enfatizou Mendes.
Presidente da ONG Pró Vida Amapá, Miqueias MendesProtestos e espaços para discussões também fazem parte da marcha, que aborda questões como a violência contra a comunidade, ampliando o debate sobre a necessidade de mais políticas de proteção e inclusão, embasando a luta contra o preconceito.
A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma das mais fortes manifestações realizadas pela comunidade, que tem o objetivo de lembrar e reforçar a mensagem da luta constante pelos direitos sociais, políticos e civis, garantindo uma sociedade inclusiva e igualitária.
O Amapá avançou na política públicas para as comunidades LGBTs e no combate a homofobia e a transfobia por meio de ações afirmativas promovidas pelo Governo do Estado, como a reserva de 5% das vagas no Novo Amapá Jovem para pessoas LGBTQIAPN+, a criação da Comissão Especial de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos e do Centro AMA-LBTI, além da inclusão da população LGBTQIA+ no programa Amapá Sem Fome.
A Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ é uma das mais fortes manifestações realizadas pela comunidadeO membro da Comissão de Infraestrutura da Parada LGBTQIAPN+ no Amapá, Ivon Cardoso, reforçou que o movimento social representa uma construção constante de várias lideranças que lutam pela mesma finalidade, a garantia de direitos.
"Hoje as Paradas no mundo inteiro contribuem para que a gente tenha um ambiente de aceitação, acolhimento e respeito. Já conquistamos muito, mas precisamos conquistar ainda mais", avaliou Cardoso.
Membro da Comissão de Infraestrutura da Parada LGBTQIAPN+ no Amapá, Ivon CardosoO evento contou com atrações nacionais como as cantoras Karol Conká e Lia Clark, além de performances de artistas locais do cenário musical LGBTQIAPN+ no Palco da Diversidade, em frente à Casa do Artesão. A Parada também contou com uma feira de empreendedorismo e incentivo por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Rodolfo Vale.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!