Hospital de Emergências de Macapá realiza 504 cirurgias em um mês
Dados do mês de julho incluem cirurgias de diversas especialidades, como ortopédicas, bucomaxilo, urologia e vascular.
Cirurgias ortopédicas são as mais realizadas no HE
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou a realização de 504 cirurgias no Hospital de Emergências (HE) de Macapá apenas no mês de julho. Os procedimentos são de urgência, emergência e eletivas.
Entre os procedimentos feitos na unidade, envolvem as especialidades de ortopedia, cirurgia geral, colonoscopia, urologia, bucomaxilo, cirurgia vascular, cirurgia plástica e outros.
A ortopedia é uma das principais especialidades do HE, representando 61,71% dos dados gerais das cirurgias realizadas no último mês, com 311 procedimentos.
"É um compromisso diário, sabemos de todas as dificuldades do hospital, mas estamos focados em avançar cada vez mais. O número crescente de cirurgias a cada mês, mostra que estamos no caminho certo, vamos seguir trabalhando", pontuou o diretor do HE, Emano Martins.
O tempo de espera no hospital para cirurgias foi reduzindo ao longo de toda a reestruturação do fluxo de atendimento. Antes, os procedimentos que demoravam meses para serem realizados, acontecem em um período máximo de sete dias, podendo se estender apenas em casos de tratamentos específicos do paciente.
O Governo do Amapá também investiu em novos equipamentos para dar celeridade aos atendimentos ofertados aos pacientes, como carrinhos de anestesia, aparelhos de ultrassom, novas mesas cirúrgicas e arcos cirúrgicos, enfermarias com mais leitos, resultando em procedimentos mais efetivos e que aceleram a recuperação dos usuários.
Somente em 2023, foram mais de 80 espaços reformados, entre enfermarias, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), consultórios, espaço de nutrição, recepção, entre outros, com mais de R$ 5 milhões do tesouro estadual aplicados nas intervenções.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!