Governo do Estado vai impulsionar negócios na fronteira com a Guiana Francesa durante a 53ª Expofeira do Amapá
Iniciativa vai auxiliar empresários e investidores dos dois lados da fronteira sobre as possibilidades de cooperação.
Expofeira terá encontro entre empreendedores do Amapá e da Guiana Francesa Para impulsionar o desenvolvimento econômico e a cooperação transfronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa, o Governo do Estado intensifica os esforços para fortalecer este intercâmbio durante a 53ª Expofeira do Amapá. A programação, que será de 29 de agosto a 8 de setembro, vai oportunizar 11 dias de negócios e de troca de experiências, além de evidenciar a riqueza cultural e gastronômica do departamento francês.
Entre as ações planejadas pela Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior, está a organização de um seminário com empreendedores do Amapá e da Guiana Francesa. A iniciativa vai auxiliar empresários e investidores dos dois lados da fronteira sobre as possibilidades de cooperação. Está previsto ainda, a visita, pela primeira vez no estado, de uma equipe do consulado de Suriname.
“Nossas atividades pensadas para a Expofeira são todas no sentido de fortalecer as nossas relações facilitando a troca de conhecimento e a construção de parcerias estratégicas eficientes que auxiliem na formulação de políticas públicas que tragam mais desenvolvimento social e econômico para o nosso Estado”, destacou o secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Fabrício Penafort.
A cooperação entre Amapá e Guiana Francesa é uma política do Governo do Estado que vem sendo fortalecida por meio de várias ações, entre elas, a realização da 13ª Comissão Mista Transfronteiriça, sediada em junho, em Macapá, e o Conselho do Rio Oiapoque.
Drupa faz chocolates à base de cacau proveniente do Peru
Guiana na Expofeira
No ano passado, a empreendedora guianense Drupa Angénieux participou da 52ª edição da Expofeira do Amapá. Atuando na produção artesanal de chocolate há duas décadas, ela agradou o público com a qualidade do cacau provenientes do Peru. É o berço do renomado chocolate Theobroma, cujo processo de fabricação, ela domina desde a fermentação até a confecção dos tabletes.
O Governo do Estado também promoveu o encontro "Oportunidades de Negócios na Guiana Francesa", para orientar empreendedores amapaenses a ultrapassarem as fronteiras entre Brasil e França e expandirem seus negócios rumo ao departamento ultramarino francês, que reúne quase 300 mil habitantes. O momento também contou com representantes do governo francês para debater sobre estratégias que fortaleçam as parcerias econômicas bilaterais.
Governo do Estado busca ampliar as relações comerciais com os países vizinhos
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!