Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIA NO SISTEMA PRISIONAL

Governo do Amapá inicia obras de ampliação da penitenciária feminina e reforma do estacionamento do Iapen

Com início imediato, as obras no Complexo Penitenciário Feminino aumentam o número de vagas disponíveis de 97 para 131.

Por Marcelle Corrêa
08/08/2024 09h30

Obras do Copef e do estacionamento serão feitas em cerca de 6 mesesObras do Copef e do estacionamento serão feitas em cerca de 6 mesesDando continuidade à política de reestruturação do Instituto de Administração Penitenciária (lapen), implantada desde o ano passado pelo Governo do Amapá para o fortalecimento da defesa social, foram assinadas duas ordens de serviço para ampliação do Complexo Penitenciário Feminino (Copef) e reforma do estacionamento. 

As melhorias definidas na segunda-feira, 5, estão alinhadas com o Plano de Governo da gestão em investir em novas estruturas, capacitação de agentes, tecnologia e serviços de inteligência. Com início imediato, as obras no Copef aumentam o número de vagas disponíveis de 97 para 131. Os espaços seguem as diretrizes de segurança do sistema prisional.

"Serão reformados alguns alojamentos aumentando o número de vagas na penitenciária feminina, o que atende um dos objetivos do Plano de Governo, que é reestruturar o sistema penitenciário, melhorando também os ambientes de trabalho, onde hoje a Polícia Penal desempenha um importante trabalho de segurança. São obras que atendem tanto os servidores quanto internos, melhorando os ambientes prisionais", explicou o diretor-presidente do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes Junior.

Diretor do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes Junior, assinou as ordens de serviçoDiretor do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes Junior, assinou as ordens de serviçoOs serviços serão executados em cerca de 6 meses, com recursos federais de R$ 3,4 milhões, articulados pelo Governo do Amapá com revisão administrativa do instituto penitenciário. Os trabalhos garantem maior isolamento para evitar a prática de crimes dentro e fora do presídio, bem como segurança e qualidade de trabalho para os policiais penais.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, delegado José Neto, em menos de um ano e sete meses de gestão o Iapen já recebeu mais de 10 obras de infraestrutura e segurança. O recurso utilizado para as duas obras está à disposição do Estado desde 2017, e com tratativas do Governo do Estado, foi possível revisar administrativamente os investimentos no sistema penitenciário. 

"Já são 12 obras finalizadas ou em andamento, dos Tesouros Estadual e Federal. Obras estruturais extremamente importantes, que estão mudando a realidade do Iapen. Destacamos também o início da construção da nova penitenciária, logo o processo para a construção de um novo pavilhão também já estará completo. Também é importante destacarmos o funcionamento da Unidade Prisional José Eder, que foi uma das principais revoluções no instituto, onde demonstramos que é possível fazer um sistema penitenciário eficiente, impedindo a entrada de aparelhos celulares e demais ilícitos", enfatizou o secretário.

Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, delegado José Neto, reuniu com representantes das construtorasSecretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, delegado José Neto, reuniu com representantes das construtoras

Obras no Iapen

Em junho de 2023, o governador, Clécio Luís, esteve em algumas dependências do Iapen e autorizou junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), as reformas necessárias na instituição. Atualmente entre obras finalizadas e em andamento estão: 

  • Construção e reforma de guaritas externas do cadeião;
  • Construção de alojamentos masculino e feminino dos servidores;
  • Reforma do pavilhão F2, com a abertura de 242 vagas;
  • Reforma e abertura da Unidade Prisional José Eder, com a abertura de 120 vagas;
  • Reforma do Centro de Ressocialização (Ceres);
  • Construção da reserva de armamento;
  • Construção da base do Grupo Tático Prisional (GTP);
  • Construção do espaço de espera dos visitantes;
  • Construção da enfermaria;
  • Construção de um Posto de Controle;
  • Reforma do estacionamento;
  • Ampliação do Complexo Penitenciário Feminino.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!