Estudante do Amapá é nomeado presidente da comissão de educação do programa Jovem Senador 2024
Gabriel Oliveira, de 17 anos, estuda na Escola Gabriel de Almeida Café e irá vivenciar a rotina do Senado Federal com mais dois alunos do estado.
O estudante Gabriel Oliveira foi nomeado presidente da comissão de educação do Senado JovemO estudante selecionado pelo Governo do Amapá para participar do programa Jovem Senador 2024 começou as atividades em Brasília (DF) em grande estilo. Após ser diplomado e empossado na última segunda-feira, 5, o jovem Gabriel Oliveira, de 17 anos, foi nomeado presidente da comissão de educação do Senado Jovem, onde permanecerá até a sexta-feira, 9.
À frente da comissão, o estudante será responsável pela elaboração e discussão de propostas de lei voltadas para a educação, em conjunto com outros nove jovens. Caso as propostas sejam aprovadas, elas passarão a tramitar no Senado Federal e poderão virar leis reais.
O jovem ressaltou que a oportunidade de representar o Amapá em um programa como este é uma honra, além de mostrar o potencial que os estudantes têm de moldar a sociedade.
“Está sendo uma oportunidade única. Fomos recebidos pelos senadores e já no primeiro dia pudemos entrar no plenário e eleger o nosso presidente. Aqui dentro, conseguimos conhecer muito mais sobre o funcionamento do país. É algo que muda a nossa vida”, contou Oliveira.
Estudante Gabriel Oliveira durante pronunciamento no Plenário
O aluno faz o 3° ano do ensino médio na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, e foi até Brasília acompanhado de outros dois estudantes no papel de assessores parlamentares: Maria Eduarda Costa, da Escola Estadual Antônio Lima Neto, e Francinei Conceição, da Escola Estadual Tessalônica.
Para a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, a iniciativa do Governo do Amapá, em parceria com o senador Randolfe Rodrigues, de enviar todos os três selecionados para Brasília representa a importância de múltiplas vozes no debate político.
“Esse programa é muito importante por fomentar o protagonismo entre os estudantes. Mesmo aqueles que não foram selecionados, puderam conhecer mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Depois, os alunos voltarão para suas escolas e vão compartilhar tudo o que aprenderam”, ressaltou a secretária.
Os três estudantes foram selecionados a partir de um concurso de redação com mais de 2 mil inscritos, com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Este foi o primeiro ano em que todos os 16 municípios participaram da competição, que envolveu 123 escolas de ensino médio do Amapá.
CONFIRA A REDAÇÃO VENCEDORA PELO AMAPÁ
Estudantes Maria Eduarda e Francinei Conceição com seus professoresPrograma Jovem Senador
O Jovem Senador já está em sua 16ª edição, e acontece em uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).
O objetivo do programa é fomentar a reflexão dos jovens sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo.
As redações foram corrigidas por profissionais da Central do Enem, com a seleção final sendo feita por uma comissão do Senado Federal.
Vinte e sete estudantes de todo o país foram selecionados para o programa
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!