Projeto foi implantado em 2014 como atividade lúdica para as pacientes e acompanhantes
Leitura ajuda pacientes a se distrair durante internação
Há dois anos o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) implantou o projeto "Leitura no Leito", promovendo aos pacientes e acompanhantes recursos de entretenimento para ocupação do tempo ocioso durante a internação. A iniciativa partiu do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e faz parte do plano de humanização no acolhimento.
A atividade consiste na distribuição de livros, revistas e gibis nas enfermarias para pacientes e acompanhantes e desde que foi implantado teve uma boa aceitação entre as internadas, conforme explicou a paciente Valéria Gomes. "Achei muito interessante. É uma forma de aliviar a tensão. Estou ansiosa para ir para casa e a leitura tem ajudado a me distrair. Dá impressão que o tempo passa mais rápido”, comentou.
A idealizadora do projeto, Gecy Siqueira, do NEP, disse que a ideia é justamente usar a leitura como passatempo. "Além de incentivar a leitura, as internadas e acompanhantes tem momentos de descontração", explicou.
O "Leitura no Leito" se sustenta por meio de doações. Quem quiser contribuir, basta procurar a recepção da Maternidade e ofertar livros, gibis e revistas. Os gêneros literários podem ser diversificados.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!