Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE À INCÊNDIOS

Operação Amapá Verde: Governo do Estado dá início ao 1º ciclo de combate a queimadas e incêndios florestais

Ações iniciais incluem o reconhecimento das áreas de maior incidência de incêndios e orientações nas comunidades.

Por Alexandra Flexa
07/08/2024 17h00

Equipes do 1º ciclo de combate a queimadas e incêndios florestais já se encontram instaladas em 11 bases no interior do estado

Reforçando o combate aos incêndios florestais, o Governo do Estado deu início ao 1º ciclo da Operação Amapá Verde com as equipes do Corpo de Bombeiros. Os militares já estão nas 11 bases instaladas em áreas estratégicas no interior do estado com trabalhos preventivos onde ocorreram maiores incidências de queimadas em 2023.

A frente ostensiva com 730 membros da corporação tem 13 ciclos de 10 dias cada, com 5 militares por equipe. A ação, lançada em 1º de agosto, é integrada a Operação Protetor de Biomas, do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC) do Governo Federal.  

Militares do Corpo de Bombeiros atuam em ciclos com duração de cinco dias

As bases avançadas de atuação foram instaladas nos municípios de Oiapoque, Porto Grande, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Calçoene, Amapá, Mazagão/Maracá, Tartarugalzinho, Cutias, Ferreira Gomes e Itaubal. As ações iniciais incluem, também, o reconhecimento das áreas de maior incidência de incêndios e orientações nas comunidades.

“Já estamos com todas as bases instaladas e, neste primeiro momento, a maioria das ações desenvolvidas são de caráter preventivo nas comunidades, escolas e nas áreas rurais de maior incidência. O reforço alerta a importância da prevenção para evitar incêndios e queimadas”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Veríssimo.

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Veríssimo

As equipes de campo fazem atividades como campanhas de prevenção, visitas técnicas nas secretarias locais junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), orientação sobre a legislação ambiental com palestras, reuniões com autoridades locais, instruções, treinamentos e oficinas. 

Neste ano, as missões do Corpo de Bombeiros utilizarão pela primeira vez Sopradores Costais, equipamentos eficazes no combate aos incêndios florestais. De acordo com o Plano Operacional de Atuação Integrada de 2024, do Governo do Estado, a programação conta com uma frente ostensiva dividida nos 13 ciclos para o período de 1° de agosto a 11 de dezembro.

No último sábado, 3, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Ferreira Gomes foi acionada, por populares e a equipe do 1º ciclo prestou apoio para combater o incêndio que se alastrou rapidamente em uma residência de madeira no município. Ao chegarem no local logo o fogo foi controlado, na ocorrência não houve vítimas, apenas danos materiais.  

Este ano, a Operação Amapá Verde conta com um efetivo de 730 bombeiros militares

Atuação das equipes

Os locais de atuação da Operação Amapá Verde estão divididos por áreas geográficas, sendo os bombeiros militares responsáveis pela supervisão e organização. As ações de combate começam a se intensificar a partir do 3° ciclo, com monitoramento remoto e presencial, e com maior atuação nos incêndios em vegetação devido ao aumento da estiagem nos municípios de todo o Estado do Amapá. 

Denuncie

Ao avistar um foco de queimada, a primeira ação do cidadão deve ser ligar para os telefones de emergência: 193, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e 190, Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). Por esses canais, a população também pode denunciar incêndios criminosos nas vegetações e matas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!