Restaurantes criaram pratos especiais para promover a culinária local com ingredientes típicos
Público compareceu para degustar as delícias do Amapá
A noite de quinta-feira, 3, foi regada à muita diversidade gastronômica na 8ª Edição do Amapá Sabor. Este ano, o evento reúne 22 restaurantes que apresentam pratos diferenciados da culinária amapaense. Cada prato custa R$ 10.
Localizado bem no centro de Macapá, ao lado do Teatro das Bacabeiras, o evento conseguiu reunir um grande público no primeiro dia. Para o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Amapá (Sindbar), Gil Marra, a abertura do festival foi considerado um sucesso. “Esse foi apenas o primeiro dia e os restaurantes já precisaram repor os estoques”, ressaltou.
A culinária amapaense é repleta de ingredientes típicos como gengibre, jambu, tucupi e camarão, o que tornam o sabor único para quem visita o estado. Patricia Calut, representante da Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa, passou a semana em Macapá, comeu em diversos restaurantes e aproveitou para prestigiar o evento. “Não encontramos facilmente a mistura do peixe com camarão na Guiana. Aqui os restaurantes tornam os pratos saborosos com essas combinações”, disse.
Para a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, a culinária amapaense é um dos principais produtos turísticos. “O Amapá Sabor está de parabéns pela organização, conseguindo reunir a família amapaense para aproveitar o que há de melhor na nossa gastronomia. Aqui é possível achar de tudo, manifestações culturais, artes e principalmente um delicioso prato amapaense”, reforçou.
O cônsul honorário francês em Macapá, Alain Crais, também esteve presente no primeiro dia do festival. Para ele a culinária amapaense é rica demais e necessita de divulgação internacional. “A culinária daqui é incrível. Esse Estado produz os próprios ingrediente e poderia atrair muitos investidores se houvesse uma melhor divulgação, como nos jornais da Guiana Francesa, por exemplo”, disse Crais.
O Festival Amapá Sabor "Encontro" acontece no período de quinta (3) a sábado (5), a partir das 18 horas, com a estrutura montada na Av. Mário Cruz, Centro, ao lado do Teatro das Bacabeiras. A degustação de cada prato custa apenas R$ 10 e na programação ainda tem apresentações de Marabaixo e shows de artistas musicais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!