Governo do Amapá alinha serviços para implementar ambulatório de HIV no Hospital Universitário
Encontros seguem até esta quinta-feira, 8. Unidade vai atender pacientes com a infecção e será mais um local de assistência e referência do Sistema Único de Saúde.
Encontro discute implantação do ambulatório de HIV/Aids no Hospital UniversitárioO Governo do Estado se reúne com técnicos do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), além de outros profissionais de saúde do estado, para alinhar a implantação do ambulatório de HIV/Aids no HU. Os encontros seguem até esta quinta-feira, 8.
O espaço será mais um local de assistência ambulatorial especializada para pessoas vivendo com a infecção, além de ser referência no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a descentralização do serviço, as pessoas que vivem com HIV/Aids terão mais serviços à disposição, o que refletirá na qualidade do atendimento.
“Conforme o atendimento é ofertado em mais lugares, a demanda será absorvida melhor, o que resultará em um serviço mais rápido, humanizado e acolhedor para a população amapaense”, reforçou o superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Cássio Peterka.
Profissionais envolvidos no projeto recebem treinamento especializadoA implementação integra a rede de assistência do SUS, estando vinculada às recomendações do Ministério da Saúde (MS) e mantendo como referência o SAE Estadual, preservando a individualização do atendimento aos usuários.
“O ambulatório do Hospital Universitário soma com essa descentralização. Os pacientes terão atendimento multiprofissional, com serviços de infectologia e outras áreas voltadas para o tema", afirmou a enfermeira de Vigilância do HU, Josecleia Andrade.
Enfermeira de Vigilância do HU, Josecleia AndradeSegundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2019 a 2023 foram registrados 354, 119, 343, 708 e 316 novos casos, respectivamente, de HIV/Aids no Amapá.
“Nesses dois dias de encontro, vamos discutir prevenção, diagnóstico precoce, técnicas de atendimento ambulatorial especializado e, principalmente, a rede de atendimento aos pacientes que nos procuram. A ideia e ampliar a assistência ao serviço com qualidade”, disse a infectologista e coordenadora do projeto de implantação do ambulatório, Cinthia Martins.
Infectologista e coordenadora do projeto de implantação do ambulatório, Cinthia Dias Martins
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!