Agosto Lilás: Governo do Amapá apoia campanha de combate à violência contra a mulher, em Tartarugalzinho
Equipe técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres apresentou o trabalho realizado pela Rede de Atendimento à Mulher (RAM), em Tartarugalzinho.
Abertura da campanha do ’Agosto Lilás’, em TartarugalzinhoO Governo do Amapá e demais órgãos do Poder Público participam da campanha “Agosto Lilás” em todo o estado. A abertura do movimento de Tartarugalzinho, a 220 km de Macapá, ocorreu na Câmara Municipal com participação de representantes municipais e estaduais da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), que tem a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres como principal articuladora.
A iniciativa é parte de uma mobilização nacional pelo enfrentamento à violência contra mulheres e marca aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto. A equipe estadual apresentou os trabalhos e os serviços desenvolvidos pela gestão para ampliar, melhorar a qualidade e humanizar o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero.
“Damos continuidade as ações da Rede de Atendimento à Mulher, participando dessa programação tão importante para as mulheres em Tartarugalzinho, reforçando a união dos entes que trabalham a política da mulher. Agradecemos o convite em participar dessa ação, isso mostra o compromisso da Secretaria de Políticas das Mulheres em levar atendimento a todas as mulheres de Oiapoque a Laranjal do Jarí”, enfatizou a coordenadora da RAM, Larissa Rocha.
Coordenadora do RAM, Larissa Rocha, e assistente social Joély Ferreira, durante apresentação da Rede de Atendimento à Mulher Com o tema “O silêncio pode matar, não se cale’, a programação contou com palestra sobre as “Diretrizes de saúde sexual e reprodutiva”, ministrada pelo enfermeiro e articulador da Rede Materno Infantil do Estado, Weslley Nogueira do Carmo, além do depoimento de superação de uma das acolhidas pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade de Gênero de Tartarugalzinho, que coordenou o evento.
“Iniciamos nossa campanha de um dos meses mais importante do calendário da mulher, e esse momento serve também para mostrar que elas podem contar com o suporte da secretaria municipal, além do apoio fundamental dos outros órgãos da Rede de atendimento, entre eles, a secretaria de políticas para mulheres”, explicou a secretária municipal Evanice de Souza.
Equipe da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres com a secretária municipal Evanice de SouzaO encontro reuniu, ainda, o Ministério Público, representando pelo defensor José Augusto Norat Bastos Filho, que discorreu sobre a importância da Lei Maria da Penha, marco legislativo de combate à violência contra a mulher.
“Uma das leis mais importantes do estado brasileiro, ela é um marco da proteção das mulheres e vem trazendo obrigações que o Brasil se propôs a cumprir no cenário internacional. O debate entre os órgãos de atuação é importante para que as mulheres se sintam cada vez mais protegidas e saiam do ciclo da violência”, finalizou Bastos Filho.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!