Curso de design da Ueap leva produtos sustentáveis e oficinas para a Expo Favela Innovation 2024
Produções de professores e acadêmicos vão de sabonetes a peças de roupa; programação segue até sábado, 10, no Sebrae.
Estande da Ueap estará presente em todos os dias da Expo Favela 2024A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) marca presença na Expo Favela Innovation 2024, que recebe investimento do Governo do Estado. A programação, que reúne empreendedores da periferia, investidores, e novidades do mercado segue até sábado, 10, no Sebrae, em Macapá.
FOTOS: Expo Favela Innovation 2024 impulsiona negócios da periferia com o apoio do Governo do Amapá
Organizado por professores e alunos do curso de Tecnologia em Design, o estande da Ueap apresenta projetos e produtos criados pelos acadêmicos, além de disponibilizar oficinas oferecidas ao público presente no evento.
"A Expo Favela é uma feira de grande representatividade para o empreendedorismo e a inovação no Amapá, e o curso de design da Ueap viu a oportunidade de mostrar o que a área pode proporcionar, principalmente, em relação ao desenvolvimento de produtos voltados para a tecnologia. Aqui temos design de moda, de joias e prototipagem de produtos", explicou a professora do colegiado de design, mestra Danny Florência, uma das organizadoras do estande.
Acadêmicos produziram desenhos ao vivo para o público
A Expo Favela é organizada pela Central Única das Favelas (Cufa-AP) e pela Favela Holding. Além de está presente com o espaço, a universidade estadual também desenvolveu um painel “instagramável”, produzido por acadêmicos, professores e técnicos da instituição.
Produção acadêmica
Dentre os trabalhos acadêmicos apresentados pela Ueap no evento, está o desenvolvimento de produtos de maneira sustentável, como a reciclagem de papéis descartados e produção de sabonetes, a partir de óleo de cozinha reutilizado. Também estão sendo expostos trabalhos artísticos realizados por alunos e produtos desenvolvidos por professores, como joias e peças de moda.
Ação de extensão de Sara Aranha aborda móveis sustentáveis
A acadêmica, Sara Aranha, teve a oportunidade de expor uma ação de extensão desenvolvida por ela, em que reutiliza móveis que seriam descartados, trazendo uma roupagem diferente, inspirada em movimentos artísticos modernistas. A ideia da jovem é futuramente levar o trabalho para a comunidade e ensinar a população a desenvolver esses produtos.
"Estou na fase de criação das coleções de móveis e logo a gente vai estar trazendo à sociedade, estendendo a universidade para fora, que é o objetivo principal da ação. A ideia então é futuramente gerar esse processo de aprendizado, e que no final as pessoas consigam fazer a criação de um produto através de algum tipo de material descartado", explicou a estudante.
E para aproximar a comunidade da universidade, acadêmicos e professores do curso de design, também estão sendo realizadas oficinas para a produção de croquis, desenhos de projetos, entre outras técnicas da área.
Professores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) também apresentaram prototipagem de produtos
Confira os horários das oficinas da Ueap na Expo Favela:
Sexta-feira, 9
- Oficina 1
Abertura de Letras
Hora: 10h às 12h
Responsável: professor Jorge Duarte - Oficina 2:
Desenho de Projetos de Produto e Rendering Manual
Hora: 14h às 16h
Responsável: professora Gabrielly Richene
Sábado, 10
- Oficina 3
Produção de Croquis e Moda
Hora: 10h às 12h
Responsável: professora Danny Florêncio - Oficina 4
Produção de Macramê
Hora: 14h às 16h
Responsável: Thais Loba
Painel instagramável do evento foi produzido por equipe do curso de tecnologia em design, da Ueap
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!