Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONTRA O PRECONCEITO!

Governo do Amapá reforça ensino antirracista para 400 profissionais da educação dos 16 municípios do estado

Ao longo de dois dias, diretores escolares e coordenadores pedagógicos participaram de palestras e trabalhos práticos.

Por Leo Nilo
09/08/2024 11h26

Cerca de 400 profissionais dos 16 municípios participaram da capacitaçãoCerca de 400 diretores e coordenadores pedagógicos dos 16 municípios foram reunidos pelo Governo do Amapá para uma capacitação sobre a educação antirracista. A programação, que terminou nesta sexta-feira, 9, contou com palestrantes nacionais e atende a meta do Plano de Governo da gestão de promover a igualdade racial.

Ao longo de dois dias, os servidores foram orientados a como elaborar projetos pedagógicos que promovam a educação antirracista nas escolas que atuam. A capacitação ocorreu no Centro de Educação Profissional Walkíria Lima e no Colégio Amapaense, ambos na região Central de Macapá. 

A capacitação durou dois dias e visou combater a discriminação racial

Para a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, ensinar o respeito e combater o preconceito deve ser uma das prioridades das escolas, que também são responsáveis pela formação social dos indivíduos.

“É nosso dever enquanto educadores utilizar o espaço da escola para mitigar o preconceito nas próximas gerações. Promovemos esse encontro para que as equipes também saibam como lidar com esses casos de discriminação se por ventura acontecer dentro da comunidade escolar”, explica a secretária.

Sandra Casimiro, secretária de Estado da Educação

O encontro aconteceu em parceria com o Instituto Motriz, que trouxe os palestrantes nacionais Elaine Lindolfo e Abner Silva para a capacitação. O planejamento da Seed é que outros momentos como este aconteçam ainda este semestre.

Para o diretor da Escola Quilombola Raimundo Pereira da Silva, Valdemy Barbosa, de 45 anos, o letramento racial é necessário para que as escolas saibam combater o racismo, um problema complexo e importante.

“Fico muito feliz em ver que, de um tempo pra cá, a Secretaria tem investido em debates sobre esse tema. Se todas as equipes aqui voltarem para as suas escolas com projetos pedagógicos que combatam o racismo, teremos sucesso em nossa meta”, avaliou o diretor.

Valdemy Barbosa, diretor da Escola Quilombola Raimundo Pereira da Silva

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!