Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO LILÁS

Governo do Estado leva palestra ‘Namoro sem Violência’ para alunos da Escola Antônio Munhoz Lopes, em Macapá

Ação aconteceu nesta sexta-feira, 9, no Habitacional Macapaba, e levou orientações preventivas ao público juvenil como forma de evitar casos futuros de violência contra a mulher.

Por Alexandra Flexa
09/08/2024 17h00

Governo do Estado leva projeto ’Namoro sem Violência’ para alunos da Escola Estadual Antônio Munhoz LopesPara conscientizar e reforçar as ações de combate e prevenção à violência contra a mulher, o Governo do Amapá promoveu nesta sexta-feira, 9, uma palestra educativa do projeto “Namoro sem Violência” para alunos da Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes, localizada no Conjunto Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá.

Coordenada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), a proposta da ação é levar orientações preventivas ao público juvenil para evitar casos futuros de violência. No mês da campanha “Agosto Lilás”, palestras reforçam políticas públicas no enfrentamento à violência contra a mulher e o feminicídio.

Ação busca conscientizar e prevenir violência contra meninas e mulheresO aluno Luís de Castro, de 13 anos, estudante do 7º ano do ensino fundamental, afirmou que ações dentro da escola fortalecem medidas para prevenir o ciclo de violência.

“O homem deve proteger a mulher e nunca agredir. Sou novo, mas tenho essa consciência, e é importante que essa orientação nas escolas para que todos, não só quem namora, entendam o mal que a violência pode causar”, ressaltou o estudante.  

Estudante Luís de Castro, de 13 anos

Entre os temas abordados na ação, estão a Lei Maria da Penha, como identificar tipos de violência e o que é relacionamento abusivo, além de direitos e ações contra a violência.

A palestrante e assistente social, Patrícia Palheta, enfatizou que, para a eficácia do trabalho de prevenção, o alerta precisa estar também nas unidades de ensino e nas salas de aula, onde jovens se relacionam sem essa consciência.

“Trabalhar as bases do público juvenil é importante para despertar essa consciência e para que eles entendam o que caracteriza violência contra meninas e mulheres. Para isso, estamos nas escolas levando orientações sobre não romantizar ciúmes e controles excessivos, pois também são tipos de violência que podem caminhar para algo mais sério”, explicou Patrícia.

Palestrante e assistente social do Cram, Patrícia Palheta

Ações de prevenção

Durante todo o mês de agosto, o Cram vai realizar palestras e campanhas educativas com o intuito de trabalhar a prevenção, conscientizar as pessoas e, sobretudo, combater os tipos de violência que levam aos crimes de feminicídios.

Atendimento

As unidades do Cram funcionam de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h. Uma equipe técnica de assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e atendimento jurídico trabalham no acolhimento do público feminino.  

Confira os endereços em cada município:

  • Macapá
  • Endereço: Rua São José, n.º 1500, na esquina com a Avenida FAB, no bairro Central
  • Contato: (96) 98403-5107
  • Laranjal do Jari
  • Endereço: Rua Tiradentes, n.º 882, no bairro Agreste
  • Contato: (96) 98403-1960
  • Mazagão
  • Endereço: Av. Intendente Alfredo Pinto, n.º 392, no bairro União
  • Contato: (96) 98401-9768
  • Oiapoque
  • Endereço: Rua Lélio Silva, n.º 220, no bairro Central
  • Contato: (96) 98402-9406
  • Porto Grande                                            
  • Endereço: Av. Bento Manoel Parente, n.º 785, no bairro Malvinas  
  • Contato: (96) 98403-8359

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!