Exposição no Museu Sacaca reúne Hidrometeorologia, Geologia e Tecnologia Mineral
Iepa apresenta de uma forma prática, clara e explicativa as funções das ferramentas utilizadas no trabalho de cada setor.
Museu Sacaca reúne ferramentas dos três setores - Hidrometeorologia, Geologia e Tecnologia Mineral
A exposição “Ferramentas de Hidrometeorologia, Geologia e Tecnologia Mineral do Amapá” permanece no Museu Sacaca, até o próximo domingo, 6. A mostra faz parte das comemorações dos 25 anos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).
A Casa de Vidro, localizada no coração do Museu Sacaca, reúne ferramentas dos três setores - Hidrometeorologia, Geologia e Tecnologia Mineral. O objetivo principal é apresentar de uma forma prática, clara e explicativa aos visitantes as funções das ferramentas e o trabalho desenvolvido pelo Iepa.
Hidrometeorologia
O coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia e Energia Renováveis (NHMET) do Iepa, Daniel Neves, destacou que a exposição conta com peças de uma estação meteorológica, além das apresentações com dados fornecidos pelos 17 equipamentos instalados em todo o Estado.
“A estação meteorológica é a base onde são recolhidos dados para análise do tempo. São equipadas com instrumentos (ou sensores eletrônicos) de medição e registro das variáveis meteorológicas. Os dados são utilizados para a previsão do tempo e caracterização do clima. Aqui, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto como funciona este sistema”, explicou Neves.
As informações das estações meteorológicas são transmitidas via satélite a cada uma hora, e baixadas via internet onde alimentam o banco de dados e auxiliam na previsão do tempo e clima. As estações coletam chuva, temperatura do ar, umidade relativa, nível do rio, direção e velocidade do vento. As informações auxiliam na agricultura, transporte, energia, turismo, esporte, construção civil e recursos hídricos.
Geologia e Tecnologia Mineral
Na Casa de Vidro também é possível conhecer o mundo e as curiosidades da Geologia e Tecnologia Mineral. No que se refere às rochas ornamentais, o Amapá possui um grande potencial para o desenvolvimento desta atividade industrial, principalmente, nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes, onde estão distribuídas as principais ocorrências geográficas de granitos para uso ornamental, revestimento e brita.
O chefe de Divisão de Geologia e Recursos Hídricos do Iepa, Roberto Sacasa, também chama atenção para a importância dos testes realizados no Laboratório de Tecnologia em Cerâmica, localizado do Iepa. Um trabalho inovador que poucos conhecem, mas que pode fazer todo diferencial na produção local.
“Temos disponível uma excelente tecnologia para testar a qualidade, durabilidade e resistência dos produtos fabricados no Estado. O trabalho vai desde a pesquisa com a matéria-prima, execução de ensaios tecnológicos e a prestação de serviços ao setor oleiro da cadeia produtiva da cerâmica vermelha. O setor precisa usufruir desta ferramenta para oferecer um material com maior garantia ao comércio local”, enfatizou Sacasa.
Os testes realizados no laboratório buscam estimular melhorias tecnológicas na utilização da argila para produção de tijolos, telhas e outros artefatos cerâmicos, especialmente nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Além de melhorar a produtividade do setor, a partir da qualidade e agregação de valor dos produtos e de uma produção mais limpa e eficaz.
Serviço
O Museu Sacaca está localizado na Av. Feliciano Coelho, nº 1509, bairro do Trem, com horário de funcionamento das 9h às 17h.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!