Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO À MULHER

Agosto Lilás: Governo do Amapá realiza ação de saúde, cidadania e bem-estar para moradoras do Conjunto Macapaba

Ação reuniu diversos órgãos para atendimento aos cidadãos, em comemoração à atuação da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) na defesa e proteção das mulheres e meninas.

Por Alice Palmerim
10/08/2024 17h30

Moradoras passaram pelos serviços ofertados durante a programação dos 11 anos da Rede de Atendimento à MulherNo mês de mobilização nacional pelo enfrentamento à violência contra mulheres, o Governo do Estado promoveu uma grande ação de cidadania, saúde e bem-estar para mulheres e meninas do Conjunto Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá. A ação foi realizada em homenagem aos 11 anos de atuação da Rede de Atendimento à Mulher (RAM). 

A programação ofertou serviços como vacinação, testagem rápida, fisioterapia, quiropraxia, serviços odontológicos, atendimento psicológico, assistência social e jurídica, além de emissão de CPF e Carteira TEA, corte de cabelo, recreação infantil e apresentação do grupo cultural de 'Marabaixo do Pavão', na Escola Estadual de Classe Bilíngue Professora Marly Maria.

“Esse tipo de ação é algo muito útil para nós, porque não precisamos sair de dentro do residencial, ajuda bastante. Fico feliz em participar desse dia que marca o aniversário de um instrumento importante que defende a gente”, celebrou a dona de casa, Aldete Moreira Macedo, de 58 anos, que procurou a ação para fazer atendimentos de fisioterapia e saúde.

Mulheres e meninas foram beneficiadas com os atendimentos que reúnem mais de 30 órgãos e instituiçõesA coordenadora da RAM, Larissa Rocha, apontou que o trabalho desenvolvido pela Rede de Atendimento conta com participação de vários órgãos, como a Defensoria Pública do Amapá, e que, atualmente, funciona dentro da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres.

“Essa ação é muito importante para que a população conheça quem são os órgãos, como funcionam e mostram os benefícios que a RAM oferece, além da prestação de serviços e informações, aproveitando a campanha do ‘Agosto Lilás para conscientizar também quem mais precisa”, ressaltou a coordenadora.

Coordenadora da RAM, Larissa Rocha dando início as atividades da ação

Rede de Atendimento à Mulher

A RAM foi instituída pela Lei nº 1.764/2023 e consiste em garantir o atendimento integral, humanizado e célere as mulheres e meninas vítimas de violência doméstica, de gênero em familiar. No Amapá, é composta por, em média, 32 órgãos e instituições, entre eles, o Hospital da Mulher Mãe Luzia, a Delegacia Especializada de Crimes Contra Mulher, a Superintendência de Vigilância em Saúde, Defensoria Pública do Amapá, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Amapá, Casa Abrigo Fátima Diniz e Conselho Estadual da Mulher.

“Estamos hoje com essa parceria no aniversário da RAM, trazendo os serviços essenciais para a saúde da mulher que precisa estar visível, porque temos tem muitas mães nessas ações. Estamos alinhados trabalhando para as mulheres tenham seus direitos garantidos e fortalecendo a política da mulher”, afirmou coordenadora da Comissão da Saúde da Mulher do Conselho Estadual de Saúde (Ces/Cismu), Suzane Santarém.

Suzane Santatém, coordenadora da Comissão da Mulher do Conselho Estadual (Ces/Cismu)

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!