Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Profissionais de saúde participam de treinamento para identificação e controle de escorpiões promovido pelo Governo do Amapá

Serão cinco dias de atualização de conteúdo, troca de experiências e debates em Macapá.

Por Mônica Silva
12/08/2024 12h00

Treinamento segue até 16 de agosto com profissionais da saúde de todo o estadoO Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 12, o treinamento de técnicos da Vigilância em Saúde para identificação e controle de escorpiões de interesse em saúde. A capacitação tem como proposta atualizar os profissionais sobre a identificação das espécies e o tratamento adequado de picadas.

O evento conta com a participação de técnicos do Instituto Butantan e do Ministério da Saúde (MS). Até 16 de agosto, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), serão tratados temas relacionados à biologia do escorpião, hábitos e produção, indicação e distribuição de soro.

“Como referência no setor, o Butantan não poderia deixar de exercer um papel importante no contexto da saúde pública, ao compartilhar informação de qualidade com os profissionais da linha de frente do combate à questão”, ressaltou a bióloga do Instituto do Butantan, Denise Maria Cândido.

O treinamento conta a participação da bióloga do Instituto do Butantan, Denise Maria Cândido

Segundo a chefe da Unidade de Controle de Zoonoses, Silvia Magalhães, todos os municípios participam do evento e o conhecimento adquirido pelos seus representantes será reproduzido para outros profissionais intencionando a união de forças para traçar novas estratégias de controle e combate dos escorpiões e outros animais peçonhentos.

Silvia Magalhães, chefe da Unidade de Controle de Zoonoses da SVS, mencionou que os participantes da capcitação serão multiplicadores de informações nos municipios do estado

Nara Silva, diretora do Departamento de Vigilância Ambiental de Cutias do Araguari, participa do evento e destacou os registros e atendimentos de pessoas vítimas de acidentes por escorpiões na região.  

“São comuns os atendimentos nas nossas unidades de saúde e os acidentes principalmente nas áreas ribeirinhas, por isso a importância de participar desse treinamento: adquirir novas técnicas, atualizações que possam até nos permitir assistência diferenciada”, pontuou Nara.

Nara Silva, diretora do Departamento de Vigilância Ambiental de Cutias do Araguari, destacou os registros e atendimentos de pessoas vítimas de acidentes por escorpiões na região

O médico veterinário Fabio Mourão ressaltou o treinamento como importante devido aos danos à saúde pública, devido ao veneno produzido pelo animal peçonhento.

“É fundamental que a gente aprenda a identificar e saber lidar quando os acidentes acontecem e as medidas que devemos tomar e repassar para a população para evitar que esse animal venha se alojar nas residências”, frisou Fabio.

O médico veterinário, Fabio Mourão ressaltou a importancia de discutir o assunto devido a gravidade dos acidentes por escorpiões

Todos os escorpiões são venenosos e os riscos aumentam conforme a quantidade de veneno injetado e no quão nocivo o veneno de cada espécie é para o corpo humano. Os casos leves, que não necessitam da aplicação do antiveneno, representam cerca de 87% do total de acidentes. O soro antiescorpiônico é disponibilizado apenas nos hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Biologia do escorpião, seus hábitos e formas de reprodução são alguns dos temas aborados durante a programação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!