'Precisamos enfrentar as mudanças climáticas de forma sistêmica', destaca Clécio Luís no 1⁰ Congresso de Defesa Civil do Amapá
Evento pré-COP30 reúne agentes de 23 estados do Brasil para trocar experiências e alinhar estratégias sobre eventos climáticos extremos.
Governador Clécio Luís pontuou a necessidade de um esforço nacional sobre as mudanças climáticasDurante o 1ª Congresso Estadual de Defesa Civil, na segunda-feira, 12, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou a realidade imposta pelos efeitos das mudanças climáticas e a necessidade enfrentar este fenômeno de forma integrada, trocando experiências e alinhando estratégias com o restante do Brasil. O evento, que integra os preparativos pré-COP30, a COP da Amazônia, que será em 2025 no Pará, reuniu agentes de 23 estados do país no auditório da Justiça Federal, na Zona Norte de Macapá.
“Enfatizo a importância desse congresso e a honra de ter aqui no nosso estado os coordenadores de Defesa Civil de todo o Brasil, em uma reunião que possa culminar em troca de experiências. Nós estamos tratando desse assunto de forma muito assertiva, nosso papel aqui é vincular uma realidade em que nós já vivenciamos hoje, com eventos extremos no nosso dia a dia. A Defesa Civil se coloca cada vez mais como um órgão importante e, sobretudo, agora em momentos de mudanças climáticas, requerendo um esforço nacional e estadual, atuando de forma sistêmica", pontuou o governador Clécio Luís.
Governador Clécio Luís com representantes das Defesas Civis de todo o Brasil
A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão para promover a conscientização e prevenção e combate a incêndios e desastres naturais. Já nos preparativos para COP-30, são abordados 7 eixos temáticos relacionados a atualidade da Amazônia, como as consequências das mudanças climáticas sobre as florestas e as populações tradicionais, além da exploração de petróleo na margem equatorial.
Para o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, o congresso promovido pelo Governo do Estado é fundamental para o Amapá e para Amazônia, proporcionando um momento de construção que prepara o Brasil, enquanto sistema e sociedade, para lidar com a nova modalidade das mudanças climáticas.
“Temos aqui a presença de vários atores responsáveis por essas políticas públicas e transversais, uns às vezes respondem pela questão da Defesa Civil e outros acumulam essa responsabilidade porque também é missão do Bombeiro Militar em todos os estados brasileiros. O Governo Federal acredita neste trabalho preventivo, onde ao mesmo tempo que a gente intensifica a resposta diante de eventos extremos, também nos planejamos para mitigá-los”, comentou o ministro.
Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
Representando o senador Randolfe Rodrigues, o chefe de gabinete Charles Chelala pontuou a localização estratégia do Amapá para debater sobre o clima. Ainda na ocasião, ele reforçou que os eventos climáticos não são mais uma teoria ou hipótese, mas sim uma realidade, que precisa ser enfrentada.
“Não tenham dúvidas que todo o Corpo de Bombeiro e Defesa Civil do Governo do Estado tem assegurado o nosso apoio político na destinação de recursos para combater e prevenir esses graves acidentes ambientais ou eventos climáticos extremos. Na nossa atual realidade, é necessário o esforço conjunto dos governos, iniciativa privada, parlamento, organizações governamentais, a academia, de todos, para que possamos enfrentar de mãos dadas os próximos anos que virão”, ressaltou Chelala.
Charles Chelala representou o senador Randolfe Rodriques no evento
O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Henguel Pereira, explicou as diversas realidades climáticas do Brasil, em que um extremo enfrenta chuva e o outro lado a estiagem. O coronel atuou nas missões de resgate da catástrofe climática no Rio Grande do Sul e reforçou a importância do congresso para capacitar os agentes e aprimorar a atuação em campo.
"É uma grande honra estar aqui presente, principalmente no nosso time que veste o colete laranja. Agradeço ao governador Clécio Luís por ter aberto a porta do Amapá para receber todo o nosso time. É importante estar presente para discutirmos um pouquinho sobre mudanças climáticas, pois geralmente a gente só se encontra na linha de frente, nos desastres”, relatou Pereira.
Coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Henguel Pereira
Enfrentamento às mudanças climáticas no Amapá
Neste ano, o Governo do Amapá se antecipou aos efeitos das mudanças climáticas e instaurou um comitê de prevenção e combate à estiagem e incêndios florestais, composto por 18 órgãos estaduais. O Corpo de Bombeiros também foi reforçado, com mais equipamentos e brigadistas, que irão atuar na operação Amapá Verde, de acordo com um mapa de cicatrizes de queimadas.
Em outra frente, o Estado trabalha em políticas consistentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, adotando a sociobioeconomia e o manejo florestal sustentável como formas de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, além de gerar emprego e renda com recursos da floresta.
Congresso debateu temas relacionados a mudanças climáticas e eventos extremos
1º Congresso Estadual de Defesa Civil
O encontro é organizado pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil Estadual (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, em parceria com o Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil. Esse evento de âmbito nacional, debate temas relacionados a mudanças climáticas e eventos extremos, que afetam diretamente as atividades de Defesa Civil, com intuito de trazer resoluções, diagnósticos e prevenção para possíveis desastres.
Essa primeira edição traz assuntos voltados para as atuais alterações e impactos climáticos, entre outros assuntos de grande relevância e o que eles podem acarretar para a sociedade. Especialistas e representantes de diversos setores e membros da sociedade irão apresentar questões relacionadas às mudanças ambientais e suas consequências para a Amazônia.
Encontro reuniu profissionais da Defesa Civil de 23 estados 1º Congresso de Defesa Civil do Amapá1º Congresso de Defesa Civil do Amapá
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!