Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO ESPECIAL

Governo do Amapá dá início a capacitação de 1,8 mil profissionais sobre educação inclusiva

Encontro são destinados a servidores da rede estadual, sejam professores, coordenadores, cuidadores, diretores escolares ou secretários.

Por Leo Nilo
13/08/2024 12h54

Os profissionais assistiram palestras e participaram de rodas de conversa

O Governo do Amapá deu início na segunda-feira, 12, a um cronograma de capacitações em educação inclusiva que deve alcançar 1,8 mil profissionais de Macapá e Santana. No primeiro dia, foram promovidas palestras e rodas de conversa sobre o ensino especial no Palácio do Setentrião. A iniciativa alcança a meta do Plano de Governo da gestão de promover a inclusão nas escolas públicas.

A capacitação é aberta para todos os servidores da rede estadual, sejam professores, coordenadores, cuidadores, diretores escolares ou secretários. Este é o segundo ano em que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove os encontros.

Cerca de 1,8 mil profissionais da educação serão capacitados

A gestora da pasta, Sandra Casimiro, explica que o objetivo do projeto é proporcionar aos profissionais informações sobre como melhor atender o público do ensino especial.

“A educação inclusiva é uma das prioridades da nossa gestão. Ressaltamos que, neste ano, também incluímos o recurso para salas do Atendimento Educacional Especializado no programa Escola Melhor, o que significa que nossa rede terá mais recursos para proporcionar um atendimento aos alunos com deficiência”, ressaltou a secretária.

Sandra Casimiro, secretária de Estado da Educação

As capacitações acontecerão ao longo do mês de agosto, em Macapá e Santana. Para a abertura do projeto, foram convidados representantes de comunidades de pessoas com deficiência, como Cassius Clay, de 53 anos, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas.

“Nós precisamos falar de inclusão todos os dias. Só conscientizando os diretores de escola a receber crianças com deficiência junto com outras crianças, que iremos alcançar uma inclusão e uma troca de experiências satisfatória”, avaliou Cassius Clay.

Cassius Clay, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas

Reforço no ensino especial

As capacitações foram recebidas com entusiasmo pelos profissionais da rede estadual, em especial pelos novos servidores empossados através do concurso da educação, este ano. Elizangela Picanço, de 45 anos, atua na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, e elogiou a iniciativa da Seed de promover o encontro para todos os profissionais.

“Precisamos combater essa ideia de que só o professor do Atendimento Educacional Especializado precisa se preocupar com os alunos especiais. Na escola, todos os servidores são responsáveis pelo bem estar desse aluno, da merendeira ao diretor. Então esses encontros precisam ser voltados para todo o público”, explica Elisângela.

Elizangela Picanço, professora

A professora conta ainda que, em sua escola, atende dois alunos no Transtorno do Espectro Autista (TEA), e que as lições aprendidas no curso já serão aplicadas imediatamente.

“Muitas vezes, não sabemos lidar com certas situações que podem acontecer com os estudantes especiais. Então é sempre bom ter esse contato com experiências de sucesso, para nos guiar”, afirma.

O encontro contou ainda com a participação do titular da Promotoria de Defesa da Educação, promotor de Justiça Iaci Pelaes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!