Governo do Estado promove palestras de educação fiscal e preservação de patrimônio histórico em Serra do Navio
Ação busca reforçar e sensibilizar moradores, gestores e comunidade escolar sobre o cuidado com o meio ambiente e edificações.
Encontros buscam ampliar os conhecimentos sobre educação fiscal e preservação do patrimônio históricoO Governo do Amapá realiza palestras e diálogos abertos com moradores, gestores e comunidade escolar de Serra do Navio, a 208 km de Macapá, para ampliar os conhecimentos sobre educação fiscal e sensibilizar sobre a preservação do patrimônio histórico.
Os encontros, que ocorrem até a quarta-feira, 14, na Escola Estadual Dr. Hermelino Herbester Gusmão, também promovem capacitação de professores e gestores públicos no sentido de trabalhar o cuidado com às edificações de arte moderna do município. A ação é realizada pela Secretaria Estado da Fazenda (Sefaz), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Estado da Fazenda do Pará.
"O Programa de Educação Fiscal Estadual desenvolve atividades nos municípios com palestras, concursos de redação, poesia e oficinas pedagógicas. São ações da Sefaz voltadas diretamente para a população", explicou a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal da Sefaz, Simei Natércia.
Coordenadora do Grupo de Educação Fiscal da Sefaz, Simei NatérciaEntre as ações desenvolvidas, os moradores recebem orientações sobre regularização, reformas e ampliações e normas de preservação que devem ser aplicadas para que o município mantenha suas particularidades. Medidas que conservam as edificações sem que elas percam suas características.
"Dentro do contexto histórico do município de Serra do Navio, trabalhamos a preservação do patrimônio público escolar. Além de um bem público, faz parte da identidade histórica e cultural dos serranos", enfatizou a professora Valéria Figueiredo, que ministra para a comunidade sobre a preservação do patrimônio.
Gestores, professores e comunidade escolar participam de capacitação sobre preservação das edificações
O encontro propõe, ainda, a reflexão sobre o exercício da cidadania, a partir do processo de participação e controle social, bem como esclarecer a função do Estado e sua relação com a sociedade e a importância do imposto para o investimento em Políticas Públicas. Além disso, são debatidas a função social da Escola enquanto multiplicadora de ensinos e a elaboração de projetos de intervenção pedagógica a partir dos temas trabalhados.
"Serra de Navio é tombada pela beleza artística modernista e pelo seu valor paisagístico, desenhada desde às ruas até as maçanetas das portas. Características do modernismo que destaca a funcionalidade e isso a gente percebe ao observar os traços da casa operária ao hospital, é nítido o cuidado do arquiteto com soluções", explicou o arquiteto urbanista do Iphan, Rodrigo Nóbrega, que palestrou sobre a preservação do patrimônio tombado.
Arquiteto urbanista do Iphan no Amapá, Rodrigo Nóbrega
Serra do Navio
Desde o tombamento da Vila de Serra do Navio, há 14 anos, o Iphan, vem desenvolvendo atividades que preservem o patrimônio tombado, por meio de mecanismos de fiscalização, articulação com o Município para a gestão compartilhada, regularização fundiária das edificações tombadas e envolvimento da sociedade local.
Confira a programação:
- 13 de agosto
- 08h às 12h: Educação Patrimonial, palestrante Rodrigo Nóbrega (Iphan/AP);
- 14h às 18h: Diretrizes para o Projeto em Educação Fiscal, palestrante Marinéa dos Santos (SEFA/PA);
- 14 de agosto
- 8h às 12h: Diretrizes para o Projeto: Ações para Educação, palestrante, Fiscal: Marinéa dos Santos (SEFA/PA);
- 14h às 18h: Educação Fiscal no Estado do Amapá, palestrante Simei Natércia (Sefaz) e Preservação do Patrimônio Público Escolar, palestrante Valéria Figueiredo (Seed).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!