Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO CÂNDIDO

Governo do Amapá realiza últimos ajustes para entrega do novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari, em Macapá

Prédio recebeu uma força-tarefa nos últimos 18 meses para a finalização dos trabalhos e entrega à comunidade escolar.

Por Cássia Lima
16/08/2024 12h00

Colaboração: Jhon Martins


Novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari será entregue à comunidade escolar e artística na terça-feira, 20Novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari será entregue à comunidade escolar e artística na terça-feira, 20O Governo do Amapá trabalha nos últimos ajustes da obra do novo Centro de Educação Profissional de Artes Visuais Cândido Portinari, em Macapá, que será inaugurado na próxima terça-feira, 20. O prédio foi completamente reformado e ampliado, com obras intensivas nos últimos 18 meses, e segue o compromisso com a infraestrutura da educação prevista no Plano de Governo.

Desde janeiro de 2023, os serviços foram intensificados. O projeto arquitetônico de adequações, obras do educandário e intervenções foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com intervenções no local levando em consideração a estrutura histórica da instituição no Amapá.

“Nós mantivemos a estrutura inicial e realizamos adequações e ampliações conforme a necessidade do centro, levando em consideração o clima amazônico”, explica o secretário de Estado de Infraestrutura, David Covre.

Arquitetura original do prédio foi preservada e modernizadaArquitetura original do prédio foi preservada e modernizada

Houve a retirada de algumas estruturas comprometidas pelo tempo, colocação de calçamento, sistema de abastecimento d’água com uma nova torre elevada em concreto na capacidade de 5 mil litros, paisagismo e plataforma elevada para o público PNE.

O prédio também teve substituição em toda a rede elétrica, de esgoto, rede lógica, hidráulica, hidrossanitária, cobertura e estruturas de forro em PVC.

Obras do Novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari gerou mais de 50 empregosObras do Novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari gerou mais de 50 empregosA reforma gerou mais de 50 empregos diretos e terceirizados, dentre eles pedreiros, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, pintores e serralheiros. Também atuaram na obra armadores, gesseiros, ajudantes, encanadores, prestações de serviços, fornecedores, mestre de obras, pessoal de limpeza e manutenção e vigilantes.

As paredes receberam pintura, houve a colocação de iluminação em LED, acessibilidade, contrapiso, revestimento cerâmico em áreas molhadas, rodapé, portas e janelas em material composto de alumínio para promover ambientes de trabalho mais produtivos e acolhedores. O investimento na obra chega ao total de R$ 5.131.767,08 milhões, através de recursos próprios do Tesouro Estadual.

Novo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari passa por últimos ajustes antes da entregaNovo Centro de Artes Visuais Cândido Portinari passa por últimos ajustes antes da entregaA obra iniciou em setembro de 2014 e passou por períodos de paralização e tramites administrativos de rescisão de contratos com empresas. Somando o período de quase 15 anos em obras, sendo retomado pela atual gestão atual.

Cursos do Cândido Portinari

O Cândido funciona há mais de 50 anos com a oferta de cursos técnicos de nível médio de duas formas: Subsequente (para quem já concluiu o ensino médio e/ou equivalente) e Concomitante (estar cursando o Ensino Médio e/ou equivalente).

Para o nível médio possui os cursos técnicos em Artes Visuais, Processo Fotográfico, Artesanato e Design Gráfico (previsto para 2025).

Desde janeiro de 2023, os serviços foram intensificados pelo Governo do AmapáDesde janeiro de 2023, os serviços foram intensificados pelo Governo do Amapá

Já para os cursos de qualificação profissional, o Centro oferece Ilustrador, Artesão de Pintura em Tecidos, Pintor de Artes, Cartonageiro à Mão, Serígrafo, Gravurista e Ilustrador Digital (previsto para 2025).

O desenho curricular é estruturado em um percurso formativo, preferencialmente organizado em módulos, que favorece a construção de um itinerário formativo com saídas intermediárias de qualificação profissional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!