Mais de 41 mil estudantes da rede estadual de ensino participaram, este ano, das ações desenvolvidas pelo Programa de Incentivo à Leitura (Proler), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) no Amapá. Além de incentivar a leitura, o foco também é estimular a escrita entre os alunos.
O Proler foi o primeiro programa de incentivo à leitura do governo federal, criado em 1992. Ele está vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, e envolve estados e municípios, iniciativa privada e ONGs.
Com sede na Casa de Leitura do Rio de Janeiro (RJ), o programa possui núcleos em todos os Estados. O projeto funciona no Amapá em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que desde então vem realizando o trabalho de incentivo à leitura.
Este ano as ações desenvolvidas pelo Proler Amapá envolveram 41.790 estudantes em 70 escolas da rede estadual, museus e universidades do Amapá. Hoje, 429 mediadores e professores atuam no programa. A última atividade a ser devolvida em 2016 será o “Domingo de Poesia”, no dia 13 de novembro, no Museu Sacaca, em Macapá. A programação contará com brincadeiras, contação de histórias, pintura de rosto, dinâmicas e jogos infantis, além de literatura de cordel.
Está previsto ainda um encontro estadual do Proler no mês de dezembro. O objetivo do encontro é promover a formação continuada de professores que atuam na biblioteca escolar da rede estadual de ensino, viabilizando uma discussão acerca da gestão da informação cultural, técnica e científica.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!