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Conservação e manutenção da BR-156 serão do Dnit em 2017

Governo do Estado realizará o serviço até dezembro, período que termina o convênio

Por Redação
07/11/2016 16h13

O serviço de conservação e manutenção das áreas não pavimentadas dos trechos Norte e Sul, da BR-156, não será mais de responsabilidade do Governo do Amapá a partir de 2017. Quem assumirá o trabalho será o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que detém a jurisdição das rodovias federais no Estado.

Até o fim de 2016, período em que encerrará o convênio entre o Estado e o Dnit, os serviços serão executados normalmente. De acordo com o titular da Setrap, Jorge Amanajás, as ações neste segundo semestre visam conservar a rodovia no período de verão. O trabalho é feito pela empresa Etecon.

“Vamos trabalhar até dezembro para deixar ambos os trechos da rodovia em boas condições de tráfego. Quando o Dnit assumir, o trabalho será voltado aos serviços de manutenção e conservação, além de reforma de pontes, durante o período de chuvas”, explicou.

No sentido norte, que dá acesso ao município de Oiapoque, são aproximadamente 112 quilômetros que ainda restam ser pavimentados.

No sentido sul, que dá acesso ao município de Laranjal do Jari, são cerca de 240 quilômetros que ainda restam ser pavimentados. Nesta área, o gestor informou que cabe ao Estado a responsabilidade em pavimentar um dos quatro lotes dos quais o trecho é dividido.

Este trecho, de 61 quilômetros, compreende a área que inicia no quilômetro 21 até a ponte do Rio Vila Nova. A licitação para o serviço foi realizada e a empresa vencedora já possui ordem de serviço para começar os trabalhos no trecho. Porém, ainda é necessário que seja feito o licenciamento e o gerenciamento ambiental na área.

Em agosto, os secretários de Transportes, Jorge Amanajás, e de representação do Governo do Amapá em Brasília, Wander Azevedo, reuniram com os representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realizar as tratativas para a liberação da área.

Além da pavimentação total deste trecho, na obra também está inclusa a construção de nove pontes. O convênio total é de R$ 214 milhões, com R$ 34,5 milhões já creditados. Os outros três serão executados diretamente pelo Dnit.

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