'Foi esclarecedor', diz moradora de Serra do Navio sobre capacitação em educação fiscal e preservação do patrimônio público
Eliúde Ferreira, de 49 anos, participou de instrução realizada pelas Secretarias de Estado da Fazenda e Educação.
Eliúde Ferreira, moradora de Serra do Navio e coordenadora Programa "Criança Alfabetizada″Visando capacitar a equipe docente e pedagógica de escolas estaduais e municipais de Serra do Navio, a 200 km de Macapá, o Governo do Amapá promoveu palestras sobre educação fiscal e preservação do patrimônio público escolar, para que professores apliquem a temática em sala de aula e sensibilizem a comunidade para o exercício da cidadania.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), destacou a importância de levar o debate da conservação do patrimônio para os municípios do Amapá.
"Foi esclarecedor para todos nós, inclusive para repassar para os alunos e moradores do nosso município", ressaltou a coordenadora do programa "Criança Alfabetizada", Eliúde Ferreira, de 49 anos, moradora de Serra do Navio.
Palestra de educação fiscal e preservação do patrimônio público escolarO Governo do Estado desenvolve programas como concursos de redação e poesia diretamente aplicados para a educação fiscal na escola, como um espaço produtivo. Com a iniciativa, a comunidade escolar participa e contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade.
"No ambiente escolar, estudantes e professores passam a ser protagonistas na construção e ampliação do conhecimento envolvendo a educação fiscal. As ações buscam provocar a mudança de hábitos e atitudes em relação às práticas cotidianas das pessoas, pois são elas que transformam a sociedade a partir do momento que cumprem seus deveres", pontua a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal da Sefaz e Seed, professora Valéria Figueiredo.
Palestrante de educação fiscal e patrimônio escolar, professora Valéria Figueiredo
A partir das palestras, a população e a comunidade escolar passam a conhecer seus direitos e responsabilidades quanto às questões relacionadas aos investimentos e à gestão dos recursos públicos, com foco na função social dos tributos, no exercício da cidadania em seu pleno sentido.
O Governo do Amapá trabalha as bases e busca incentivos para disseminar práticas de contribuição com resultados positivos para o Estado, com o desenvolvimento de valores e atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres. No caso específico de Serra do Navio, a preservação do patrimônio público histórico cultural.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!