Governo do Amapá realiza 'Operação Opuka' para levar serviços de saúde e cidadania para território indígena Wajãpi
Ação segue até a próxima sexta-feira, 16, com mais de 50 profissionais envolvidos.
Profissionais levam orientações em saúde para os indígenas O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 14, a "Operação Opuka", no território indígena Wajãpi, no polo base Aramirã, em Pedra Branca do Amapari. A ação segue até a próxima sexta-feira, 16, disponibilizando serviços de saúde e cidadania.
Para os três dias de ação, serão ofertadas consultas de clínica médica e enfermagem, exames laboratoriais, assistência farmacêutica e atendimento odontológico oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
“Estamos mais uma vez garantindo serviços dignos e respeitosos aos povos originários. Muitos têm receio de buscar atendimento, e trazer isto para o território deles é uma forma de garantir que eles tenham acesso à saúde e ao bem-estar”, explicou a coordenadora de saúde indígena da Sesa, Alessandra Macial.
Coordenadora de saúde indígena da Sesa, Alessandra MacialO cacique Kumare Wajãpi relatou a gratidão de ter os serviços na terra indígena e reforçou a importância dos atendimentos que acontecem nas comunidades.
“Esse trabalho é muito importante para a gente, o povo wajãpi é muito grande, temos muitas comunidades aqui que não conseguem ir até a cidade para ter um atendimento. Agradecemos a atenção do Governo do Estado”, frisou o cacique.
Cacique Kumare WajãpiOperação Opuka
A "Operação Opuka" é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!