Pecuaristas têm até o dia 15 de novembro para vacinar o rebanho
Etapa de vacinação faz parte da Campanha de Combate à Febre Aftosa
A etapa de vacinação da Campanha de Combate à Febre Aftosa encerra-se na terça-feira, 15. Até essa data, os pecuaristas devem vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos. A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), chama a atenção para a importância da imunização, medida necessária para a mudança de status do Amapá na classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A campanha iniciou-se no dia 15 de setembro. Foram vendidas 223 mil vacinas até esta segunda-feira, 7. “Os produtores devem vacinar o rebanho para que possamos alcançar a meta necessária para mudança de status”, alertou o diretor-presidente da Diagro, José Renato Ribeiro.
A mudança de status possibilitará a exportação da proteína e derivados de bovinos e bubalinos produzidos no Amapá, fomentando a economia no setor pecuarista. Atualmente, o Estado é classificado como alto risco de aftosa, o que impede a comercialização para outros Estados e países.
Após a imunização, o pecuarista terá até o dia 25 de novembro para declarar a vacina. É uma exigência para que a Diagro tenha condições de contabilizar os animais imunizados. “Não basta vacinar, o produtor também precisa declarar a vacinação do rebanho para que possamos ter o controle dos animais imunizados”, explicou José Renato
Este ano, a campanha tem como meta vacinar 90% do rebanho local, índice superior ao do ano passado, quando foram imunizados 87,6% dos animais, um total de 326,5 mil bois e búfalos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!