Governo do Amapá conclui ação sobre educação fiscal e patrimônio em Serra do Navio
Programa busca difundir no ambiente escolar a educação fiscal e de preservação conscientizando a sociedade sobre a importância dos tributos para o desenvolvimento.
Palestrante Simei Natércia, cordenadora do Grupo de Educação Fiscal da SefazProfessores da rede estadual e municipal de Serra do Navio reuniram para o encerramento das atividades sobre educação fiscal e preservação do patrimônio público escolar, apresentadas pela equipe do Governo do Amapá. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) buscou difundir no ambiente escolar a educação fiscal sobre a importância da contribuição e preservação do patrimônio público.
O evento contou com a parceria da Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amapá, que apresentou uma palestra com o tema “Educação Patrimonial” com o palestrante Rodrigo Nóbrega. Além disso, foram realizadas oficinas com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa).
“Meu sonho é cursar direito e essas ações nos ajudam a tirar dúvidas e obter mais conhecimentos até na hora de escolher uma profissão. Serra do Navio tem muito potencial em vários aspectos, não só na mineração, mas em outras áreas que podem trazer o desenvolvimento”, declarou Artur Nunes, de 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Dr. Hermelino Herbester Gusmão, onde foram realizados os encontros.
Artur Nunes, de 17 anos, estudante do ensino médio da Escola Estadual Dr. Hermelino Herbester GusmãoA escola é considerada um espaço produtivo, onde os professores são os multiplicadores das ações que viabilizem a participação dos estudantes, de modo que eles contribuam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade, como a preservação do patrimônio público escolar e arrecadação de tributos que retornam em investimentos aplicados no serviço da rede pública.
“Nosso papel enquanto educação fiscal é justamente trazer essa conscientização sobre a importância do tributo para os investimentos no serviço público e para o desenvolvimento. A Sefaz promove ações de cidadania, educação fiscal e preservação de patrimônio, palestras e oficinas pedagógicas, além de capacitação para os professores que são multiplicadores no ambiente escolar”, explicou a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal da Sefaz, Simei Natércia.
Equipe de Educação Fiscal do Governo do Amapá Sefaz/Seed, Simei Natércia e Valéria Figueiredo
Programa Educação Fiscal e Preservação de Patrimônio
O programa é uma forma de levar para a população e a comunidade escolar conhecimento sobre seus direitos e responsabilidades quanto às questões relacionadas aos investimentos e à gestão dos recursos públicos, com foco na função social dos tributos, no exercício da cidadania.
Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará, a palestrante Marinéa dos Santos detalha que a educação fiscal na sala de aula gera conhecimentos e benefícios para toda a sociedade.
"Durante as oficinas nós tivemos a oportunidade de mostrar para os professores como eles podem trabalhar esse projeto em sala de aula. A partir do que foi apresentado, os educadores da rede estadual e municipal expuseram suas propostas de ação para trabalhar a educação fiscal na sala de aula demonstrando a importância do tributo e seus benefícios", pontuou a palestrante.
Palestrantes das Secretarias Estaduais da Fazenda Amapá e Pará
Desta forma, a educação fiscal viabiliza o desenvolvimento de valores e atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres, no caso específico de Serra do Navio a preservação do patrimônio público histórico cultural.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!