Governo do Amapá realiza 1º Simpósio Amapaense sobre Centro de Material e Esterilização, em Macapá
Programação reúne profissionais da área da saúde para debater assuntos científicos e inovadores sobre o tema.
Palestrantes de vários estados estarão participando do evento nestes dois diasO Governo do Estado promove o 1º Simpósio Amapaense em Centro de Material e Esterilização, que reúne diversos profissionais da área da saúde para debater assuntos científicos e inovadores sobre o processamento de produtos voltados ao tema. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), acontece no auditório do Senac Amapá.
O encontro reúne profissionais e palestrantes renomados de outros estados que repassam suas experiências e conhecimentos com foco em práticas seguras e prevenção de infecções. A programação iniciou na quinta-feira, 15, e segue esta sexta-feira, 16, com o tema "A importância do Centro de Material e Esterilização (CME) no contexto hospitalar: desafios do processo de esterilização e segurança do paciente".
“É neste centro onde o cuidado começa e atuamos de forma ativa no controle e prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, por isso, é uma satisfação estarmos dialogando com os profissionais sobre estes assuntos relacionados ao Centro de Material e Esterilização e observarmos que servirá para realizarmos atualizações científicas”, destacou a enfermeira especialista em gestão de CME e uma das coordenadoras da Comissão Técnica de Saúde na área, Maria Gonçalves.
Enfermeira Maria Gonçalves, foi a primeira palestrantes e destacou avanços e diagnósticos do CME no Amapá
No primeiro dia de simpósio, foram discutidos assuntos como diagnóstico, estrutura física, limpeza e desinfecção, esterilização, monitores de esterilização e barreira estéril. Após os debates e discussões o evento encerrará com um momento de avaliação da programação e com apresentações culturais.
A programação é executada pela Comissão Técnica de Avaliação e Padronização do Processamento de Produtos para a Saúde em Centro de Material e Esterilização, formados por enfermeiros especialistas na área e gestão do CME na Secretaria de Estado da Saúde.
Ao longo da sexta-feira, 16, o evento conta com palestras sobre esterelização de equipamentos, inspeção sanitária e prevenção às infecções.
O encontro reúne profissionais de saúde de todo o estado
Confira a programação:
Sexta-feira, 16 – Palestras
- 8h – Tema: Limpeza e desinfecção de Endoscópios Flexíveis: como realizar o processamento seguro?
Palestrante: Enfermeira Dra. Adriana de Oliveira - Pós-doutorado pela New York University (EUA). - 9h - Tema: Método de esterilização a baixa temperatura: Vantagens e desvantagens do processo.
Palestrante: David Lima Ferreira - Empresa BAUMER S.A. - SP. - 10h20 – Tema: Terceirização do CME e agora?
Palestrante: Júlio Cesar Costa - Enfermeiro Especialista em Segurança do Paciente e Gerente de enfermagem do Hospital da PUC - Campinas/SP. - 11h10 – Tema: Atuação da Vigilância Sanitária na inspeção em CME e a qualidade da água.
Palestrante: Thaís Cristine Araújo - Farmacêutica Industrial; Auditora Fiscal da Vigilância Sanitária em Goiânia. - 14h - Tema: Rastreabilidade manual do processo de esterilização: Como fazer?
Palestrante: Ornilda Bandeira - Enfermeira Especialista em Administração Hospitalar e em CME; e Responsável Técnica do CME do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna - Belém/PA. - 15h – Tema: O CME na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde - Quais os nossos desafios?
Palestrante: Enfermeira Dra. Adriana de Oliveira - 16h20 – Tema: O protagonismo do enfermeiro na gestão do CME: Responsabilidades e competências.
Palestrante: Ana Miranda, especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia-SP. - 17h10 – Avaliação do evento
- 18h- Encerramento
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!