Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO OPUKA

Governo do Estado oferta assistência laboratorial para povos do território indígena Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari

Serviços integram a 'Operação Opuka' e auxiliam na prevenção e monitoramento de doenças. Ação segue até esta sexta-feira, 16.

Por Paolla Gualberto
16/08/2024 14h00

Durante a ação, são ofertados diversos exames para atuar na prevenção e diagnóstico precoceO Governo do Estado está ofertando exames laboratoriais na aldeia Aramirã, no território indígena Wajãpi, localizado no município de Pedra Branca do Amapari. Os serviços fazem parte da "Operação Opuka", que segue até esta sexta-feira, 16.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e inclui mais de 10 exames para a prevenção de doenças e monitoramento das condições clínicas, como hemograma, glicose, colesterol e frações, bilirrubinas, ureia, creatinina, milase, lipase e PCR. 

"Nós montamos todo um fluxo de coleta e processamento para que os resultados fiquem prontos em tempo hábil, tornando a ação eficiente e ágil. São exames essenciais, mas que a população indígena tem dificuldade em acessar", explicou a gerente do Núcleo de Apoio ao Diagnóstico da Sesa, Deyse Amorim.

Exames são enviados para a Central de Diagnóstico de Pedra Branca do AmapariCom apoio da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, os exames são coletados após solicitação médica e encaminhados para o Centro de Diagnóstico do município. Após a finalização do processo, os resultados chegam até o território indígena para que os pacientes recebam o diagnóstico.

"Passei por tudo que estão ofertando aqui e agradeço os que estão envolvidos na 'Operação Opuka'. É muito importante o que está acontecendo e precisamos que seja feito mais vezes dentro de nossas terras", enfatizou o indígena Maruwa Wajãpi, que aproveitou todos os serviços durante a ação.

Indígena Maruwa WajãpiOperação Opuka

A "Operação Opuka" é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!