Escolas estaduais do Amapá se destacam no resultado do Ideb 2023
As escolas obtiveram um bom desempenho na avaliação do Saeb em 2023.
O índice é calculado a partir da taxa de aprovação das escolas e do desempenho no SaebO resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano 2023 foi anunciado na quarta-feira, 14. Além de mostrar um crescimento na nota dos anos finais do ensino fundamental, os dados destacaram o desempenho de escolas estaduais que ficaram acima da média do Amapá.
Das unidades que ofertam o 1° ao 5° ano do ensino fundamental, o destaque ficou para as Escolas Estaduais Guanabara, com 6.5, e Princesa Izabel, com 6.9, a maior nota do estado. A diretora da Escola Princesa Izabel, Helida Silva, conta que o resultado foi comemorado pela comunidade.
“Trabalhamos muito para alcançar esse resultado há dois anos, então estamos muito felizes. Vamos comemorar com os pais e professores, como uma forma de já incentivar o trabalho para o próximo Ideb”, contou Helida.
Diretora da E.E. Princesa Isabel, Hélida Silva
Já nas instituições que ofertam do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, as maiores notas ficaram para as escolas Santina Rioli, com 5.4, e Antônio Messias, com 5.3. Para a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, estes dados refletem as iniciativas pedagógicas propostas no ano de realização da prova.
“Os números divulgados pelo Inep ainda não refletem o nosso objetivo, mas são um indicativo de que estamos avançando. Vamos continuar reforçando a busca ativa e corrigindo a distorção idade-série, para garantir uma nota ainda maior nas próximas avaliações”, ressaltou Sandra.
A Escola Princesa Izabel foi um dos destaques do Ideb 2023
Por fim, as unidades do ensino médio de maior destaque foram as Escolas Estaduais Afonso Arinos, com nota 5.0, e Tiradentes, com 4.7. O diretor da Escola Tiradentes, Alexandre Bacelar, conta que a instituição não recebeu nota em 2021, e por isso se preparou em dobro para a avaliação de 2023.
“A escola Tiradentes é de tempo integral e acredito que esse é o grande diferencial para o nosso bom desempenho. Nossos alunos têm mais aulas de Língua Portuguesa e Matemática, o que os prepara para fazer uma boa avaliação. A nota comprova, então, a qualidade do ensino integral”, afirmou Bacelar.
Aulas na Escola Estadual Tiradentes
Ideb
O Ideb é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e leva em conta o número de estudantes aprovados e o desempenho deles no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Saeb é uma prova respondida por alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio, e cobra conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2023, a avaliação foi aplicada no mês de novembro em todas as escolas do Brasil.
O índice avalia o 1° ao 9° ano do ensino fundamental e ensino médio
Investimentos da gestão
Em 1 ano e 7 meses, o Governo do Estado entregou 11 escolas, comprou equipamentos, entre eles, 23,9 mil kits de mesas e cadeiras, computadores, materiais didáticos, fortaleceu a formação dos profissionais das zonas rural e urbana, e investiu na nomeação de mais de 1,8 mil novos servidores da Educação, reforçando o compromisso com o pagamento de salários acima do piso nacional para os profissionais.
A valorização e maior investimento na área são prioridades da atual gestão e foram garantidas através do reajuste 8,62% da data base da educação, sancionado pelo governador Clécio Luís no início de abril, e de progressões para mais de 7,2 mil servidores.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!