Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pesquisadores do Iepa discutem biodiversidade com cientistas do Pará

Evento vai reunir pesquisadores do Museu Emílio Goeldi e do Iepa para troca de experiências

Por Redação
08/11/2016 12h52

Um grupo dez pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá (Iepa) vão participar, no período de 9 a 11 de novembro, de um seminário sobre biodiversidade. O evento é promovido pelo Museu Emílio Goeldi (PA) e vai reunir cientistas de diversos Estados.

O seminário tem como tema central a “conservação da biodiversidade” e será realizado na forma de blocos temáticos como “Sociedade e Natureza: uso sustentável da biodiversidade” e “Biodiversidade: cenário atual e prioridades de conservação”, que contará com a participação de renomados pesquisadores dessas áreas.

Na oportunidade, os pesquisadores do Amapá apresentarão os resultados parciais das pesquisas realizadas ao longo do ano, nas áreas da fauna (mamíferos, répteis, peixes) e flora (botânica). 
 
A interação entre os pesquisados do Amapá e Pará é resultado de um convênio entre o Museu Goeldi e o Iepa, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia que gira em torno de 1 milhão de reais, voltados para a promoção de pesquisas da biodiversidade, especificamente na Amazônia.

De acordo com o diretor-presidente do Iepa, Wagner Costa, a interação possibilitará também a melhoria das coleções científicas, além de promover a discussão sobre a continuidade do convênio que está previsto encerrar em dezembro deste ano. Ainda segundo o diretor, a intenção é que se prorrogue o convênio para o fomento das pesquisas. O convênio teve início em 2014, mas só começou a ser executado em 2015.

“É importante o incentivo à pesquisa, pois quanto mais rica é a biodiversidade, maior é a oportunidade para descobertas no âmbito da medicina, da alimentação, do desenvolvimento econômico e de serem encontradas respostas a essas alterações ambientais, além do momento oportunizar a troca de experiências e ideias”, destacou. 

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!