Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS SORRISO

Governo do Amapá realiza 309 atendimentos odontológicos em terra indígena Wajãpi de Pedra Branca do Amapari

Ação faz parte da 'Operação Opuka', que em três dias também entregou 600 kits de higiene bucal com escova, creme e fio dental.

Por Jamile Moreira
17/08/2024 16h00

Entre os dias 14 e 16 de agosto, profissionais em saúde bucal deram assistência aos indígenasO projeto "Mais Sorriso", em três dias de ação na terra indígena Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, realizou 309 procedimentos em saúde bucal. Entre os serviços ofertados, estão a assistência odontológica em especialidades para adultos e crianças, como aplicação de flúor, profilaxia, próteses dentárias, tratamento de canal, restauração, extração e raspagem.

A ação aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto e integra a "Operação Opuka", que realizou consultas de clínica médica, exames laboratoriais e assistência farmacêutica. Além da população indígena, também foram garantidos atendimentos de prevenção e cuidados aos animais da região.

Foram realizados procedimentos de profilaxia, extração, tratamento de canal, restauração e raspagemO projeto esteve há um ano no território indígena Wajãpi, e a coordenadora geral do Mais Sorriso, Priscilla Flores, explica que a mobilização, na época, surgiu a partir da necessidade de ampliar o cuidado com a saúde bucal da população. 

"Depois de um ano, estamos retornando com mais uma ação do Mais Sorriso. É muito importante, após esse período, voltar para ver como está o tratamento dessas pessoas, se estão cuidando bem e se a higienização está boa. Também estamos dando todo o suporte, trazendo dentistas e a assistência necessária para apoiar a população indígena dentro de seu território", explicou Priscilla.

Coordenadora geral do projeto Mais Sorriso, Priscilla Flores

Parte dos serviços foram realizados em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, que realizou a confecção de próteses dentárias. 

"A 'Operação Opuka' reuniu instituições para trabalhar a saúde indígena e teve várias frentes, como a odontóloga, que beneficiou um quantitativo imenso de indígenas Wajãpi na região. A ação foi muito importante para mostrar a união dos órgãos em prol de um bem maior, além de abrir portas para futuros projetos que beneficiem não apenas Pedra Branca do Amapari, mas todos os povos indígenas do Amapá e do norte do Pará", relatou a coordenadora do Dsei, Simone Karipuna. 


Coordenadora do Dsei Amapá e Norte do Pará, Simone Karipuna
Acolhido pela ação, o cacique Kumaré Wajãpi agradeceu a iniciativa que atendeu as comunidades da região, e ressaltou que, para ter acesso aos serviços disponibilizados, teria que buscar atendimento na capital. 

"Essa ação foi muito importante para o povo Wajãpi e garantiu assistência em nosso próprio território. Estamos muito felizes, e além de agradecer, esperamos que mais ações como essa aconteçam em outras comunidades", comemorou o cacique.

Cacique Kumaré agradeceu pelos serviços ofertados

Operação Opuka

A "Operação Opuka" é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap), as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal e a Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!