‘Momento de realização pessoal e profissional’, diz ex-aluno do Centro Cândido Portinari ao ver espaço reformado
Edricy França, de 41 anos, foi aluno do local em 1994 e 2004 e comemora retorno do prédio histórico. Inauguração acontece nesta terça-feira, 20, pelo Governo do Amapá.
Tatuador, desenhista e grafiteiro Edricy França, de 41 anosProfissionais das artes plásticas amapaenses comemoram a entrega do novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, que será reinaugurado pelo Governo do Amapá na próxima terça-feira, 20. O espaço ficou fechado por mais de 10 anos e agora retorna para a população.
O local fomou gerações de profissionais no Amapá com cursos gratuitos. O tatuador, desenhista e grafiteiro Edricy França, de 41 anos, foi aluno do espaço em 1994 e 2004, quando concluiu a formação em desenho técnico, e frisou a importância do Cândido Portinari.
“Tenho várias memórias aqui, e uma delas é a persistência dos alunos em ter aulas apesar de condições adversas, como o calor. É um momento de realização pessoal e também profissional, pois esse espaço mostra a cultura do povo amapaense em sua forma mais bela", destacou Edricy.
Atualmente, Edricy possui seu próprio estúdioEle também contou que o aprendizado na escola foi a base para a sua vida profissional, especialmente pelo conteúdo sobre empreendedorismo que recebeu do professor Da Gama.
“Esse professor me passou não só a base técnica, mas também a parte empreendedora que levo para o meu cotidiano. Com certeza, foi um dos motivos que me ajudaram hoje a ter um estúdio”, comemorou o artista.
O Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari atualmente possui 200 estudantes, e vem atuando ao longo dos anos dentro da educação profissional no Amapá, ofertando cursos do eixo tecnológico, de produção cultural e também design.
Novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari
Novo Cândido
O novo prédio entrou em obras em setembro de 2014 e passou por períodos de paralisação, além de trâmites administrativos de rescisão de contratos com empresas. A atual gestão possibilitou a finalização da obra em apenas um ano e sete meses, seguindo o Plano da gestão de compromisso com a infraestrutura da educação.
O projeto arquitetônico de adequações, obras e intervenções foi coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e levou em consideração as linhas arquitetônicas da instituição histórica do Amapá. Entre as novidades, estão a climatização e acessibilidade do prédio. No total, os investimentos chegam a R$ 5 milhões e são oriundos do Tesouro Estadual.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!