Governo do Amapá promove encontro sobre saúde mental para profissionais de Atendimento da Rede de Atenção Psicossocial municipais
Encontro busca fortalecer a rede Caps com alinhamento de informações para ações estratégicas de atendimento ao cidadão.
O encontro debateu ações estratégicas e propostas de capacitação para os municípios O Governo do Amapá promoveu, no último fim de semana, o “Encontro dos Representantes Municipais Desenvolvendo Capacitações em Saúde Mental”, para fortalecer as políticas públicas e debater competências e práticas de acolhimento aos pacientes que utilizam os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nos municípios.
A proposta é construir um espaço de diálogo sobre a saúde mental no estado, com a perspectiva e realidade de cada município dentro da rede como troca de experiência, construção de planejamento para execução de ações estratégicas de melhorias para a saúde mental nos municípios.
A iniciativa, organizada pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, reuniu profissionais de 6 municípios no auditório da Faculdade Estácio Famap, localizada na Zona Sul de Macapá. Foram debatidos temas pertinentes ao aprimoramento dos atendimentos ofertados nas unidades como a Rede de Atenção Psicossocial na Contemporaneidade, dividida em três eixos: Fragilidade da Rede; Potencialidades à Funcionalidade da Rede e Desafios e Avanços da Rede à realidade local.
Marlúcia Milhomem, psicóloga e coordenadora da Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), explicou que o momento possibilitou que cada município apresentasse suas necessidades de acordo com a sua realidade.
“Cada município tem suas peculiaridades, o encontro é uma forma de trocar conhecimento para que possamos desenvolver estratégias adaptadas às suas necessidades e realidades, de modo, que gere resultados com benefícios para quem busca a rede de atendimento”, enfatizou a coordenadora.
Marlúcia Milhomem, psicóloga e coordenadora da Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)
Equipes dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque estiveram presentes no treinamento, que debateu sobre a uniformização e padronização dos atendimentos ofertados pelos centros.
“Esse momento é importante para o fortalecimento da rede, para que possamos alinhar nossa metodologia de atendimento conforme a política nacional que trabalha a saúde mental que hoje ainda não é vista como um trabalho sério. Então, nossas ações de estratégias é justamente chegar a quem precisa com uma rede de apoio fortalecida”, pontuou a psicóloga Jairene Lima, do Caps de Porto Grande.
Jairene Lima, psicóloga do Caps de Porto Grande
Na ocasião, também estiveram presentes os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Educação, Assistência Social, Caps, Unidade de Pronto Atendimento (UPAS 24h), Centro de Custódia Novo Horizonte, Atenção Primária à Saúde e Hospital de Emergência.
Caps
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas disponíveis especialmente focados em ajudar acolhidos em situação difícil ou no processo de reabilitação psicossocial.
Encontro municipal reuniu profissionais de seis municípios do Estado
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!