Agosto Lilás: Governo do Amapá celebra Dia do Orgulho Lésbico com atividades culturais e roda de conversa
Data é comemorada no mês de conscientização do combate à violência doméstica e de gênero. Ação aconteceu nesta segunda-feira, 19, no Centro AMA-LBTI.
Centro AMA-LBTI é especializado em serviços de assistência social, jurídica e psicológicaEmoção e felicidade tomaram conta das participantes na celebração do Dia do Orgulho Lésbico realizado pelo Governo do Amapá nesta segunda-feira, 19, no Centro de Acolhimento para lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais (Centro AMA-LBTI), em Macapá. A ação faz parte do mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O público acolhido pelo Centro AMA-LBTI, que pertence à Secretaria de Políticas para Mulheres, participou de uma roda de conversa e assistiu ao lançamento do curta-metragem ‘Amar e resistir’, uma produção independente de Criles Monteiro que conta histórias de superação de mulheres lésbicas amapaenses.
Lançamento do curta-metragem ‘Amar e resistir’Uma das participantes do documentário foi a acadêmica de administração Ester Cabral, de 26 anos, que falou da satisfação em encorajar outras mulheres.
“O sentimento de hoje é gratidão, pois além de ser meu aniversário também, sei que existe um lugar que apoia a gente. Digo para outras mulheres lésbicas, que ainda não tiveram coragem de viver sua identidade, que não se sintam envergonhadas por ser quem são e que estamos aqui para acolher e nos ajudar”, pontuou Ester.
Também houve uma roda de conversa durante a celebraçãoA artesã Josiane Pereira da Silva, de 42 anos, que integra o grupo “Mães pela Diversidade”, destacou todo o apoio que presta à sua filha transsexual, desde pequena.
“Peço que as pessoas tenham amor e respeito. Antes, sentia medo de como a sociedade iria tratar minha filha, mas enfrentei esse receio e minha admiração por ela cresceu muito mais. Não importa a opinião dos outros, pois o amor é incondicional”, falou Josiane, emocionada.
Ação faz parte do mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulherO Centro AMA-LBTI é um local especializado no atendimento às mulheres lésbicas com assistência em enfermagem e fisioterapia, além dos serviços social, jurídico e psicológico.
“As ações reafirmam o nosso papel na sociedade. Quando a gente não esquece a nossa história e luta, construímos espaços para o futuro, porque muitas vezes a mulher lésbica é esquecida e fica às margens da sociedade, então, é uma forma de mostrar que existimos e resistimos”, destacou a coordenadora do centro, Simone de Jesus.
Coordenadora do centro, Simone de JesusDurante a atividade, a escritora Adna Selvage, conhecida como "Poeta Inflamada", também apresentou a obra "A dependência do Amor", que expressa o sentimento do relacionamento entre mulheres e pode ser adquirida pelo telefone (96) 9817-2939.
Escritora Adna Selvage e sua obra ’A dependência do Amor’
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!