Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO CÂNDIDO

Novo Cândido Portinari: retorno das atividades no prédio original traz resgate histórico para o Amapá

Espaço será reinaugurado nesta terça-feira, 20, pelo Governo do Estado.

Por Leo Nilo
19/08/2024 19h00

Espaço será entregue a população após quinze anos O Centro de Educação Profissional Cândido Portinari, localizado no bairro Central de Macapá, será reinaugurado pelo Governo do Estado nesta terça-feira, 20. Além de proporcionar um lugar confortável e moderno para os alunos, o retorno das atividades no prédio representa um resgate histórico para o Amapá, que tem o espaço como um dos principais aparelhos de fomento à arte desde 1973.

O centro é fruto do trabalho do renomado artista plástico R. Peixe, que idealizou a instituição ainda em 1963, originalmente com o nome Escola de Artes Pablo Picasso. Por 10 anos, as aulas aconteceram em diversos ambientes, como na E. E. Barão do Rio Branco e o antigo Ginásio de Macapá (GM), onde hoje funciona a unidade de ensino Antônio Cordeiro Pontes.

A inauguração do prédio próprio da instituição aconteceu em 1973, já com o nome Escola de Artes Cândido Portinari. O espaço foi desenhado em formato de espiral, valorizando a luz natural e proporcionando um lugar propício para exposições artísticas. 

Centro foi inaugurado em 1973A partir de então, o centro cumpriu o seu papel de divulgar, ensinar e fomentar a produção artística regional e descobrir novos talentos no estado. A instituição foi responsável pela formação de artistas amapaenses renomados, como Ralfe Braga, Manoel Costa e Olivar Cunha.

Devido a problemas estruturais identificados no teto, as aulas do centro passaram a funcionar em um prédio alternativo em 2009. A reforma do espaço iniciou em setembro de 2014, há dez anos, e passou por períodos de paralisação devido à rescisão de contratos com empresas. A gestão atual possibilitou a finalização da obra em apenas 18 meses, seguindo o compromisso com a infraestrutura da educação no Plano de Governo.

O projeto da obra foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), levando em consideração a arquitetura histórica original do espaço. Além disso, o prédio recebeu uma nova fachada, adicionando dois ambientes específicos para exposição.

Obra respeitou a arquitetura histórica original do prédio

R. Peixe

Nestas décadas de história, o principal responsável pelo renome da instituição é o idealizador do centro, R. Peixe. Nascido em 1931, no Pará, Raimundo Braga de Almeida chegou em Macapá em 1953, após um período estudando na Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

R. Peixe fez sua primeira exposição individual em Macapá em 1964. Suas telas foram vendidas para a França, Japão, Itália e Estados Unidos. Em 1971, já consagrado pela crítica, fez exposições nas Regiões Norte e Sul do país.

O pintor criou o Centro Cândido Portinari e atuou como professor da instituição até 1981. Além do centro, o trabalho de R. Peixe pode ser observado em importantes espaços da cidade, como a Maternidade Mãe Luzia e o barraco do marabaixeiro Julião Ramos.

R. Peixe faleceu em 1° de março de 2004, na cidade de Natal (RN). Deixou seis filhos, 11 netos, 13 bisnetos e um legado para a arte, educação e cultura amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!