Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FLOTA

Governo do Estado empossa novos conselheiros para o Conselho Gestor da Floresta Estadual do Amapá

Conselheiros irão gerir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável com o uso racional de recursos naturais.

Por Alexandra Flexa
21/08/2024 08h00

Governo do Estado empossa novos conselheiros da Flota AmapáO Governo do Amapá deu posse a 70 novos conselheiros, na terça-feira, 20, que passam a compor o Conselho Gestor da Floresta Estadual (Flota) do Amapá. A iniciativa visa garantir uma gestão participativa com implementações de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável com uso racional dos recursos naturais que mantém a floresta em pé.

O Conselho Gestor é formado por 70 conselheiros, sendo 35 titulares e 35 suplentes. É um órgão consultivo composto por um grupo de representantes de instituições públicas, entidades, comunidades e organizações não governamentais, e atua como um fórum democrático para debates, negociação, decisões e gestão da unidade. 

Cerimônia de posse contou com a presença de autoridades locais, servidores e sociedade civil

O colegiado promove a exploração dos recursos florestais para garantir a preservação dos atributos ambientais e processos ecológicos, planos de manejo mantendo a biodiversidade de maneira justa e economicamente viável. Logo após a cerimônia de posse, ocorreu a capacitação dos conselheiros. Nesta quarta-feira, 21, ocorre a primeira reunião ordinária.

“Atualmente o estado trabalha com dez lotes na unidade, algo em torno de 600 mil hectares e que a gente vai poder dar uso para essas áreas gerando emprego e renda para a população. Já temos atividades implementadas pelo Governo do Estado no local, com a permanência do conselho vamos poder levar mais segurança jurídica para quem está dentro da unidade, que atua do ponto de vista econômico”, destacou o vice-governador do Amapá, Teles Júnior.

Vice-governador Teles Júnior, participou da cerimônia de posse

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, enfatizou que o momento marca uma retomada muito importante para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de melhor qualidade de vida para a população.

“É um dia muito importante que marca um grande avanço para o Amapá. Essa posse do Conselho Gestor da Flota é uma determinação do governador Clécio Luís, pela reativação de todos os conselhos que fortaleçam o meio ambiente. O colegiado tem um papel muito relevante e uma grande responsabilidade de gerir e discutir políticas públicas que vão ser determinantes para o desenvolvimento do nosso estado e para a condução dos próximos anos”, ressaltou a secretária.

Secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça

Com a colaboração de instituições públicas e da sociedade civil, o Plano de Manejo da Flota foi concluído e, desde então, o Governo do Estado vem trabalhando com políticas públicas sustentáveis, que mantém a floresta em pé aliada ao desenvolvimento. O plano detalha a unidade, estabelece seu zoneamento, define normas para o uso da área e o manejo dos recursos naturais, além de incluir programas de gestão.

Novos conselheiros da Flota Amapá

Edmilson dos Santos Oliveira, é coordenador dos caciques dos povos da terra indígena Uaçá, no município Oiapoque. Ele está entre os conselheiros que tomaram posse e afirma que, a participação indígena na deliberação de decisões é um grande avanço. 

“Para nós indígenas que temos uma floresta 100% natural que cuidamos, estar junto deste conselho e gerir é de suma importância para nós. A gente agradece a iniciativa do Governo do Estado que abre esse diálogo também para nós povos indígenas que também lutamos para trazer desenvolvimento e melhorias para todos”, declarou o conselheiro.

Edmilson dos Santos Oliveira (centro) e demais conselheiros empossados

Flota Amapá

A Floresta Estadual do Amapá (Flota) é uma unidade de conservação de uso sustentável criada pela Lei Estadual nº 1.028, de 12 de julho de 2006. Com uma área de aproximadamente 23.694 quilômetros quadrados, dividida em quatro módulos que abrangem 10 municípios, sendo, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Mazagão, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque. A gestão é conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!