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Ponte do Rio Matapi será inaugurada em dezembro

Esforços político e administrativo foram decisivos para a conclusão da obra considerada fundamental para a integração dos setores econômicos.

Por Redação
09/11/2016 10h57

Obra vai facilitar o acesso ao município de Mazagão e outras cidades da região sul do Amapá

Uma das obras mais importantes na integração dos setores econômicos do Amapá já tem data marcada para ser entregue à população. A Ponte do Rio Matapi será oficialmente inaugurada no próximo dia 12 de dezembro, resultado do empenho político e administrativo da atual gestão estadual.

O projeto de construção da ponte do Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes, durante o seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e com recurso em caixa para ser executado, porém, a gestão anterior só deu início à obra no final de 2013.

O valor inicial da obra era de R$ 86 milhões, mas foi onerada em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando os custos para R$ 106 milhões, por meio de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

Outros R$ 18,9 milhões foram empregados nas obras de acesso, necessária para corrigir um problema de engenharia autorizado pela gestão anterior, projetando a ponte fora do eixo da rodovia e em uma área de várzea, que sofre influência da maré do Rio Matapi. O reflexo dessas falhas resultou no aumento do valor global da obra em mais de R$ 32 milhões.

A ponte será rota de escoamento da produção do setor produtivo, potencializará a área industrial localizada às margens do Rio Matapi, fortalecendo o eixo de integração econômica das áreas metropolitanas de Macapá, Santana e Mazagão, beneficiando, ainda, toda a população do vale do Jari.

Hoje, o empreendimento está 97% concluído. O trabalho se concentra, atualmente, na finalização do pavimento da pista na ponte e cabeceira, sinalização horizontal e vertical das vias, construção de meio-fio, além da iluminação do complexo.

Após a conclusão destas etapas, a equipe de fiscais da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) fará as inspeções finais para constatar que o empreendimento está dentro das normas técnicas de segurança para a entrega oficial à população.

De acordo com o titular da Setrap, Jorge Amanajás, o clima neste segundo semestre contribuiu para o avanço da obra, que segue dentro do cronograma da Secretaria.

"Conseguimos atuar de forma intensificada para finalizar esta importante obra. Porém, além da conclusão por parte da empresa, existe um rito a ser seguido para que o entregue à sociedade dentro um empreendimento dentro dos critérios de qualidade e segurança", reforçou.

A obra é composta pela Ponte no modelo balanço sucessivo e pela ligação da cabeceira da edificação à extensão da rodovia AP-010, além de seis alças viárias que dão acesso ao complexo de empresas localizadas no Distrito Industrial.

A edificação tem 612 metros de comprimento. O projeto é composto por cinco vãos de 38 metros. Três ficarão posicionados no lado de Santana e dois em Mazagão. O vão central, que vai permitir navegação embaixo da ponte, tem 50 metros de largura por 25 metros de altura.

Interligação

Nesse eixo também estão inclusas outras obras que visam desenvolver essa região do Estado, a exemplo do trecho de 27 quilômetros da Rodovia AP-010, que liga o município de Mazagão à Vila de Mazagão Velho, entregue pelo governo em julho e a obra de alargamento e duplicação da Rodovia Duca Serra, que está em andamento.

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