Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
UEAP

Programa incentiva participação feminina nas ciências com projetos desenvolvidos por professores da Ueap

Com inscrições abertas para edição de 2025, o programa Futuras Cientistas promove imersão de estudantes nas áreas de ciência e tecnologia.

Por Luan Rodrigues
29/08/2024 10h30

Programa Futuras Cientistas tem inscrições abertas até esta sexta-feira, 30 O Governo do Amapá estimula a participação de alunas do ensino médio para participarem de projetos de professores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), vinculados ao Programa Futuras Cientistas do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

Com o tema: “Transbordando o Conhecimento e Popularizando a Ciência e Tecnologia Nacional”, As inscrições encerram nesta sexta-feira, 30, e devem ser feitas no formulário. As atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática estão previstas para janeiro e fevereiro do 2025

O Centro de Tecnologias é uma unidade de pesquisa, integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), ela apoia projetos que fomentam as ciências exatas. Este ano, as propostas dos docentes amapaenses da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Jadson Abreu, do curso de Engenharia Florestal e Silvia Simone, do colegiado de Licenciatura em Química, foram aprovadas e receberão material para execução das atividades.

“Ao participar de um projeto que gera impacto real, as alunas podem se ver como agentes de mudança, o que pode motivá-las a seguir carreiras na área de exatas. Além disso, o contato com acadêmicas e estagiárias dessas áreas oferece referências, o que é fundamental para a representatividade feminina na ciência. O engajamento com a pesquisa científica também estimula o pensamento crítico”, explica o professor Jadson Abreu.

Coordenado por Jadson Abreu, o projeto “Aplicação de Equações de Volume na Estimativa de volume de árvores na Floresta Nacional do Amapá”, vai ensinar como calcular a quantidade e o volume de árvores e de florestas da região, utilizando dados do Laboratório da Ueap. Esses dados são fundamentais para a realização de planos de manejo florestal na Amazônia, pois é preciso informar a equação de volume da área a ser explorada.

Projeto do professor Jadson Abreu visa calcular o volume de árvores na Amazônia

Conduzido por Silvia Simone, o projeto “Femmetech Amapá: inspirando futuras cientistas para inovação e empreendedorismo em bioeconomia”, capacita meninas e jovens mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e empreendedorismo, com foco na bioeconomia e oleoquímica. Durante quatro semanas, serão ministradas aulas teóricas e práticas, sobre organização comunitária, extração de óleos fixos e essenciais e desenvolvimento de produtos da bioeconomia.

Programa Futuras Cientistas

O programa foi concebido em 2011 pelo Cetene, com o objetivo de mudar uma realidade ainda muito presente em cursos de áreas ligadas às ciências exatas e naturais. Segundo o IBGE, em 2022, as mulheres representaram uma parcela de apenas 22% dos concluintes de cursos relacionados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil.

Na edição do ano passado, as estudantes puderam medir a altura de árvores por meio de uma trena a laser

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!