Com apoio do Governo do Amapá, mais de 1 mil pessoas participam da 1ª Corrida Contra o Feminicídio, em Macapá
Neste sábado, 24, às margens do Rio Amazonas, corredoras reforçaram o combate à violência contra as mulheres.
Com o apoio do Governo do Amapá, mais de 1 mil pessoas participaram neste sábado, 24, às margens do Rio Amazonas, da 1ª edição da "Corrida Contra o Feminicídio", programação que integra o Agosto Lilás de combate à violência contra as mulheres.
A corrida, que teve percurso de 5 quilômetros, buscou ainda promover e incentivar a prática esportiva, cuidados com a saúde física e mental, além de reforçar a importância de políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres.
Percurso de 5 quilômetros foi às margens do Rio Amazonas, em MacapáA iniciativa foi coordenada pelo Instituto Brasil Futuro (Ibraf) e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) e emenda parlamentar da deputada estadual, Aldilene Souza.
"Este evento é mais do que uma corrida, é um grito de alerta. Estamos aqui para dizer que o Amapá não tolera o feminicídio e que estamos comprometidos em garantir a segurança e a dignidade das mulheres", destacou a deputada estadual, Aldilene Souza.
Deputada estadual, Aldilene Souza, autora da emendaEntre as participantes, a primeira a atravessar a linha de chegada foi a corredora Cleidiane Gama, de 34 anos. Ela ressalta a importância de ações para enfrentar o feminicídio e outras formas de violência de gênero e que engajem cada vez mais a sociedade a participarem ativamente.
"Muitas vezes, a violência contra nós, mulheres, é silenciada ou normalizada, mas quando vemos tantas pessoas juntas, correndo por uma causa tão importante, percebemos que não estamos sozinhas nessa luta. Isso nos dá força para continuar", frisou Cleidiane.
Corredora Cleidiane Gama, de 34 anosQuem também participou da corrida foi a advogada Jamille Del Castillo, de 27 anos, que conquistou medalha na primeira edição. Ela conta que iniciou na corrida a pouco e pratica esporadicamente a atividade, mas participou pela bandeira contra a violência.
“Acredito que no momento que estamos, devemos participar e promover a luta contra o feminicídio. Essa visibilidade com a corrida acaba chamando a atenção, unindo o útil com o agradável e faz as pessoas refletirem. Esse alerta que a sociedade vem trazendo, vem comentando, ainda mais nesse mês de agosto, é uma iniciativa importante e é muito bom poder participar”, destacou a advogada.
Jamille Del Castillo, de 27 anos
Confira como foi a 1ª Corrida contra o Feminicídio:
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!