Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

53ª Expofeira: palcos e espaços temáticos irão evidenciar a diversidade cultural do Amapá e da Amazônia

A pluralidade artística amapaense será valorizada durante os 11 dias de programação.

Por Gabriel Penha
29/08/2024 13h00

Cortejo artístico irá marcar a abertura da 53ª Expofeira, dia 29 de agostoCortejo artístico irá marcar a abertura da 53ª Expofeira, dia 29 de agostoDurante toda a programação da 53º Expofeira do Amapá, de 29 de agosto a 8 de setembro, palcos, espaços e eventos voltados à valorização da cultura local terão destaque no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.  O foco dessas programações temáticas será a diversidade cultural e os grandes encontros das representatividades amazônidas.

Já na abertura, nesta quinta-feira, 29, com concentração a partir das 17h, acontece o tradicional cortejo artístico e cultural. Um coletivo de artistas de segmentos como Marabaixo, batuque, arte circense, bandas de fanfarra, dentre outros, irão marcar a primeira noite de programação, a exemplo da edição de 2023. Toda a programação cultural é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Rainha da Expofeira 2024 será escolhida em 1º de setembroRainha da Expofeira 2024 será escolhida em 1º de setembroNa Arena das Rainhas (antigo Palco da Rainha) a programação terá, a escolha da Rainha da Expofeira 2024 no domingo, 1º, a partir das 19h. Nos dias seguintes, ocorrem eventos como disputa de bandas de fanfarra, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), e outros festivais como os de Louvor, Rock, Melody, Samba e Pagode, Hip-Hop e Evolução das Ruas.

“Teremos nove espaços, que serão palcos dos trabalhadores da cultura amapaense, para poderem mostrar suas obras, espetáculos e shows. A 53ª Expofeira será uma grande vitrine dos nossos artistas, dos nossos produtos, e da riqueza da nossa diversidade cultural, incluindo artistas dos 16 municípios”, destaca a secretária adjunta de Cultura, Marina Beckman.

Outra novidade para este ano será a galeria de Artes Estêvão da Silva. No local, haverá exposição de artes visuais e o nome é em homenagem ao artista plástico e carnavalesco Estêvão Ferreira da Silva (1951-2004), que deixou seu legado na arte amapaense.

As manifestações da cultura amapaense estarão em evidência durante toda a programaçãoAs manifestações da cultura amapaense estarão em evidência durante toda a programaçãoO Miniteatro Caboco é outro espaço que promete chamar a atenção do público. Entre os eventos previstos estão Festival de Música da Amazônia Amapaense, Pré-Folia Literária, Festival de Teatro Breves Cenas e o Festival de Música Instrumental da Amazônia Amapaense.

Em 6 de setembro, das 19h às 22h, irá acontecer o Festival de Cinema do Amapá. Na ocasião, serão exibidas obras audiovisuais de curta duração, além de uma roda de conversas com os realizadores. Além disso, o Circo do Meio do Mundo irá sediar apresentações de grupos circenses, além de contação de histórias, teatro, música e dança entre 30 de agosto e 8 de setembro, das 19h às 23h.

O espaço Encontro dos Povos irá repetir a receita de 2023, como um dos mais visitados das Expofeira. A Maloca Indígena, irá abrigar exposição de artes e artesanato indígenas, demonstrações e apresentações dos vários elementos culturais dos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará.

Maloca Indígena irá abrigar exposição de artes e artesanato, demonstrações e apresentações dos vários elementos culturais dos povos indígenas do AmapáMaloca Indígena irá abrigar exposição de artes e artesanato, demonstrações e apresentações dos vários elementos culturais dos povos indígenas do Amapá

Já no Palco das Expressões Afro-Amapaenses ocorrerão apresentações das manifestações culturais como Marabaixo, Batuque, Zimba, Sairé, Capoeira, com a participação de convidados da Guiana Francesa.

Ela voltou e cresceu!

Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.

Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.

53ª Expofeira do Amapá terá 11 dias de programação cultural e promoção de negócios e renda53ª Expofeira do Amapá terá 11 dias de programação cultural e promoção de negócios e renda

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura
TAGS: Expofeira